Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 30 de Maio de 2006 às 20:55

    Imprimir


A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou, nesta terça-feira (30.05), o 2º Encontro de Estudantes da Rede Municipal de Ensino. O evento marcou a integração de 200 alunos ao projeto pedagógico "Wirandê". "A prefeitura não medirá esforços para que a nossa educação seja referência para o Estado e para o Brasil. Esse projeto vem ao encontro desse nosso anseio. O Wirandê está despertando em nossos estudantes a vontade de participação e modificação não só dentro das escolas, mas em toda a sociedade", explica o prefeito, Murilo Domingos.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Elismar Bezerra Arruda, lembrou que é função do Poder Municipal criar condições para que os alunos tenham uma formação que os permita compreender, plenamente, o mundo em que vivem. "Tenho certeza que esse projeto contribuirá para que os alunos adquiram e desenvolvam a inteligência e intelectualidade para que se destaquem, futuramente, na sociedade várzea-grandense. É isso que queremos: cidadãos conscientes e com poder de mudança e transformação".

Um dos coordenadores do projeto, Helvécio Lopes, explica que o "Wirandê" tem por objetivo formar jovens responsáveis, críticos e conscientes da importância de sua participação na melhoria do processo educacional. "Estamos criando agentes cobradores do poder público. Estamos criando uma legião de alunos que estão sendo preparados para cobrar soluções e aplaudir os acertos. É preciso que nossos jovens descruzem os braços e trabalhem pela melhoria da educação".

Se depender do empenho e entusiasmo dos estudantes participantes, o projeto, iniciado em 2005, ainda terá muitas edições. "Decidimos participar do Wirandê porque vimos a oportunidade de nos integrarmos com os colegas de outras escolas e, sobretudo, colocar em prática projetos que sirvam para o aprendizado de todos", relata o aluno Elessandro Santos Oliveira,22. Ele é aluno da 8ª série da Educação de Jovens e Adultos da escola municipal "Prof. Oscar da Costa Ribeiro", no bairro São Mateus e, juntamente com seus colegas, desenvolveu o projeto "Por cima do Morro" – aulas de campo para os alunos da EJA no morro de Santo Antônio.

Assim como os estudantes da escola "Oscar Ribeiro", todas as 10 escolas participantes dessa edição do projeto "Wirandê" entregaram ao prefeito propostas de melhorias tanto na parte estrutural quanto pedagógica. Um exemplo, ainda, é a escola municipal "Benedita Bernardina Curvo", bairro Nova Ipê, que propôs a realização de um festival de teatro entre todas as escolas municipais de Várzea Grande. De acordo com Helvécio, os dois projetos já estão sendo viabilizados pela secretaria de Educação e Cultura.

Wirandê – O projeto foi implantado, em 2005, em quatro unidades pólo, ou seja, 80 alunos participantes diretos. Este ano, em razão da procura das próprias escolas em estar integrando o "Wirandê", o número de escolas aumentou para 10. Hoje, são, ao todo, 200 alunos de 5ª a 8ª séries e da Educação de Jovens e Adultos.

De acordo com um dos coordenadores, Helvécio Lopes, o "Wirandê" se diferencia dos grêmios estudantis por possuir caráter estritamente pedagógico. Para 2007, outras 14 escolas integrarão o projeto.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/297888/visualizar/