Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 30 de Maio de 2006 às 03:20
Por: Nika Pereira

    Imprimir


A literatura infantil está mudando a rotina de uma escola estadual no norte de Mato Grosso. Os alunos da unidade escolar Francisco Salazar, localizada no município de Jauru (a 463 km de Cuiabá), descobriram por meio da leitura infantil um mundo de imaginação, com histórias e personagens transformados em mitos.

Trata-se do projeto “Literatura Infantil” realizado pela professora Maria do Pilar Filho Carrijo para despertar o interesse das crianças e estimular o hábito da leitura. A ação obteve um resultado surpreendente, na avaliação da professora. “Dividi os capítulos da história por aula e é incrível o interesse que os alunos têm demonstrado”, disse.

O trabalho está sendo desenvolvido com as 21ª edições da coleção das histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, do escritor infantil Monteiro Lobato, em duas fases. Na primeira os alunos interpretam e discutem o texto e depois usam a imaginação para criar a história e os personagens.

“Aproveito para reforçar a escrita deles e trabalhar produção de cartazes, desenho, pintura e a montagem dos bonecos, personagens da história como Visconde, Saci, Emília, Rabicó, Pedrinho, Narizinho e Dona Benta”, acrescenta a professora. No final, o material é exposto pelos alunos.

Agora os alunos querem ir além das histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo de José Bento Monteiro Lobato. “Os estudantes pediram pra eu falar mais do autor, das obras e o que ele significa para a Literatura Brasileira. Contei a eles toda a vida do autor”, lembra Maria do Pilar.

O projeto, que envolve crianças da 2ª fase do 1º ciclo B, começou em março deste ano e será aplicado enquanto durar o ano letivo, c





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/298110/visualizar/