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Educação/Vestibular
Terça - 30 de Maio de 2006 às 02:40
Por: Nika Pereira

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Melhorar a qualidade de ensino na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) adotando novos métodos de ensino e instrumentos teóricos/práticos para o fortalecimento da ação educativa. Foi com esse objetivo que durante cinco dias, profissionais da educação de 14 municípios participaram do Seminário Educação de Jovens e Adultos – Construindo Identidade.

Durante o evento foram realizados mini-cursos que tinham como tema alfabetização e letramento de jovens e adultos, linguagem verbal, práticas da oralidade, leitura e escrita e linguagem não verbal. Representação da escrita (ler compreender números e idéias matemáticas) e a Organização Social e da Natureza também foram temas dos mini-cursos.

No último dia de atividades, os docentes assistiram a palestra do professor Cleomar F. Gomes, da Faculdade de Educação Física, com o tema Educação Física Cultura e Movimento. O palestrante destacou como essencial respeitar às diferenças de cor, as crenças e o conhecimento de cada um.

“O seminário abre espaço para que o professor tenha contanto com várias áreas do conhecimento como, pedagogia, antropologia, filosofia, sociologia. Sabemos que essas disciplinas ajudam a compor a matriz humana, respeitando as diferenças dos alunos e o conhecimento cultural deles. A formação de um professor deve ser constante, com isso ganha a sociedade e o aluno”, explica Cleomar Gomes.

Aulas dinâmicas e conteúdo diferenciado. É assim que a partir de agora a professora de Poconé (a 104 km de distância), Eliane Conceição, vai ministrar as aulas de Português. Ela leciona para duas turmas de 75 alunos do EJA, nas Escolas Estaduais Antônio João e Maria Helena. “Dou aula para alunos do noturno, por isso o cansaço e a fome são fatores que também atrapalham no aprendizado deles. Vou usar o conhecimento adquirido aqui para estudar um método diferenciado, com aulas mais dinâmicas”, salientou.

“Acredito que o seminário conseguiu alcançar o objetivo: o professor e o conhecimento que será levado para sala de aula. Conseguimos envolver todos os profissionais desses municípios e discutir a pratica pedagógica. Agora a evolução deve acontecer dentro da sala de aula, com os alunos”, finalizou a coordenadora do seminário Zileide Lucinda da Silva.

O seminário de formação continuada beneficiou 285 professores do Ensino Fundamental e coordenadores que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos. A expectativa é de atender cinco mil alunos, que moram em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Este é o critério usado pelo Ministério da Educação na escolha dos municípios.

O Fazendo Escola/PEJA - Programa de Apoio à Educação de Jovens e Adultos é desenvolvido pelo Ministério da Educação em conjunto com os governos estaduais e municipais, por meio da transferência, em caráter suplementar, de recursos administrados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Peja destina-se a atender o cidadão que não teve a oportunidade de acesso ou permanência no ensino fundamental na idade escolar própria (dos sete aos 14 anos).





Fonte: Da Assessoria

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