Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 29 de Maio de 2006 às 08:25

    Imprimir


A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está sendo usada como critério de seleção de alunos por 500 instituições de ensino, aproximadamente. O bom desempenho no exame aumenta as chances de o estudante entrar na universidade. Um exemplo é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma das mais concorridas do país, que considera a pontuação do aluno nas questões do Enem na hora de dar o resultado final do vestibular.

“O candidato faz a prova normalmente. Quando ela é corrigida e encontramos o resultado, ponderamos a nota do Enem em 20% e a nota da prova em 80%. Se o novo resultado for menor do que o anterior, ficamos com o anterior. Caso contrário, incluímos o Enem para ajudar o candidato”, explicou Leandro Tessler, coordenador-executivo da comissão de vestibulares da instituição.

O Enem avalia os conhecimentos do estudante sobre conteúdos da vida cotidiana e conceitos das diversas disciplinas dos três anos do ensino médio. O concluinte Reinaldo Lepletier, 21 anos, espera que seja mais fácil ingressar na universidade com a ajuda do exame. “Todo mundo quer entrar na faculdade e o Enem é uma forma de conseguir isso. Por você estar ali no dia-a-dia, com a matéria sendo passada, o Enem é bem mais fácil do que o vestibular”, disse.

Novidade — A pré-inscrição pela internet é a novidade desta edição do exame. O concluinte do ensino médio pode fazê-la na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), desde que a escola em que estuda tenha feito essa opção na página eletrônica do Enem e informado ao aluno o código da instituição no Censo Escolar.

A escolha feita pela unidade de ensino será determinante para o procedimento de inscrição dos alunos. Feita a opção por internet, todos os alunos do estabelecimento terão de se inscrever da mesma forma. O mesmo ocorrerá se opção for a inscrição via fichas impressas enviadas às escolas.

Quem já concluiu o ensino médio em anos anteriores (egressos) pode fazer a inscrição nos Correios ou optar pela pré-inscrição via internet. Em ambos os casos, deve ser paga a taxa de R$ 35,00. No caso de isenção de taxa, tanto os egressos quanto os concluintes bolsistas da rede privada devem se inscrever pelos Correios, pois devem preencher declaração de carência no verso da ficha de inscrição. O prazo para inscrições encerra-se no dia 2 de junho. A prova será aplicada em 800 municípios brasileiros no dia 27 de agosto.





Fonte: Portal do Mec

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/298262/visualizar/