Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 27 de Maio de 2006 às 08:28

    Imprimir


Uma portaria assinada ontem (26) pelo ministro da Saúde, Agenor Álvares, mudou o sistema de espera nas filas pelo transplante de fígado. As pessoas que precisam de um transplante de fígado e que apresentam um nível avançado de degeneração do órgão terão prioridade no atendimento cirúrgico.

Antes, os pacientes, independentemente da gravidade da doença, tinham que obedecer a uma lista de espera para receber o transplante. No Brasil, cerca de 7 mil pessoas aguardam um transplante de fígado. De acordo com o ministro da Saúde, o novo critério vai democratizar o atendimento dos pacientes mais graves.

O ministro disse também que a nova portaria disciplina o acesso ao transplantes de fígado já que muitas vezes os pacientes entram na fila sem informações sobre como ela funciona, e isso acaba aumentando a burocracia. Segundo ele, com o novo critério também será possível avaliar os níveis de gravidade das pessoas que estão na fila e alterar o atendimento dos pacientes que esperam por um novo órgão.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/298645/visualizar/