Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 26 de Maio de 2006 às 14:58

    Imprimir


Conhecer a melhor maneira de escovar os dentes e evitar a cárie, principalmente entre as crianças. Ensinar a mulher a fazer o auto-exame para detecção de nódulos, tocando o próprio seio. Orientar homens a mulheres e fazer o uso correto dos preservativos masculino e feminino.

Quando o projeto “Prefeitura em Movimento” for concluído nesta sexta-feira (26) no pólo II da Regional Norte, cerca de 10 mil pessoas terão passado pelo estande da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nas dependências da Escola Municipal de Educação Básica “Dejani Ribeiro Campos”, no bairro Jardim Vitória.

A Prefeitura de Cuiabá deslocou sua estrutura física e pessoal para o local do evento, a fim de levar informação e esclarecimento àquela população que congrega nove bairros da regional norte da Capital.

Segundo a coordenadora da SMS no Prefeitura em Movimento, Enite Kaiser, o órgão está presente no evento com uma equipe formada por médico, enfermeira, agente comunitário de saúde, dentista, técnico em higiene bucal, além de funcionários da esfera administrativa da Secretaria. Além de visitas dos moradores, o estande recebe visitas programadas de alunos de escolas públicas municipais localizadas nas imediações do projeto.

Além disso, jovens e adultos recebem um “porta-preservativos” com um preservativo masculino, além de informações sobre prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids. O visitante, conforme Kaiser, recebe toda orientação necessária sobre a estrutura de atendimento disponível para soropositivos e os serviços prestados pelas Unidades de Testagem e Aconselhamento (TEA). “Não é só esses serviços. Também fazemos a distribuição da Cartilha do Usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), a política de saúde mental do município e o Programa de Fitoterapia e Plantas Medicinais, o FITOVIVA”, completa Enite.

A SMS também participa do Prefeitura em Movimento, através do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) fazendo a imunização de cães e gatos e levando esclarecimentos, num trailer instalado na área externa do colégio, local onde acontece até às 17 horas de hoje a 6ª edição do projeto “Prefeitura em Movimento”.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/298730/visualizar/