Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 13:19
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


A usina da Prometálica Mineração entrará em operação, no mês de agosto, na cidade de Rio Branco (356 km a Oeste de Cuiabá) gerando 220 empregos diretos e outros 900 indiretos. Nesta quarta-feira (17.05) diretores da empresa estiveram reunidos com o governador Blairo Maggi apresentando o estágio de implantação do projeto.

De acordo com o diretor-presidente da empresa, Juvenil Félix, o empreendimento teve o investimento de R$ 40 milhões, por meio de financiamento do BNDES e recursos próprios do grupo. “O Estado ofereceu os incentivos que legalmente pode oferecer. Com início da produção da empresa, o Estado passa a reaver estes benefícios, por meio da tributação, e o retorno mais importante que é a geração de empregos”, disse o secretário adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Márcio Luiz Mesquita, que acompanhou os diretores da empresa na audiência.

A unidade da Prometálica em Rio Branco trabalhará na extração e concentração de zinco e cobre. No início das atividades a capacidade de produção será de 100 toneladas de concentrado de zinco por dia e outras 40 toneladas de concentrado de cobre. A matéria-prima será levada para indústria de transformação do metal, no caso do zinco para unidade em Minas Gerais e do cobre para indústria na Bahia.

O diretor-presidente explicou que como o trabalho exige mão-de-obra especializada, a empresa fará o treinamento de trabalhadores mato-grossenses para que se chegue a um quadro efetivo de 60% de funcionários de Mato Grosso e os outros 30% de trabalhadores de outros Estados. “Como o trabalho exige uma especialização mais intensa a remuneração também é mais expressiva”, informou.

Potencialidade

A Prometálica Mineração é uma empresa que atua no país desde 2000. A implantação do projeto em MT ocorreu em 2002 com aquisição da usina em Rio Branco. O diretor-presidente informou que na reunião o grupo expôs ao governador o interesse em investir em outros projetos no Estado. “Estive na Sicme recentemente e conheci o levantamento aerogeofísico do Estado. Consideramos que para o empresariado este é um dos fatores mais expressivo de incentivo à indústria porque permite a identificação de referências geológicas”,afirmou.

“Para os empresários permite saber que tem um determinado bem ali, para que seja intensificada a pesquisa mineral em terra”, comentou. O levantamento que resultou no mapa geológico e de recursos minerais de Mato Grosso foi elaborado por meio de convênio firmado entre Ministério de Minas e Energia, por meio do Serviço Geológico do Brasil e Governo do Estado, através da Sicme.

O Levantamento Aerogeofísico contém mapas na escala 1: 1.000.000, texto explicativo em formato PDF e texto impresso estruturados em um moderno Sistema de Informações Geográficas. De acordo com a Sicme, o acervo poderá ser utilizado por pesquisadores, profissionais do setor e empresários interessados em investir no Estado.

O trabalho incluiu a compilação e integração das informações geológicas, geoquímicas, geofísicas, geotécnicas e de recursos minerais disponíveis, complementadas com interpretação de imagens de satélite, geração de modelo digital de terreno, verificação de campo e organização de banco de dados e de texto explicativo.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300532/visualizar/