Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 08:19

    Imprimir


A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou hoje a morte por gripe aviária de cinco membros de uma família da ilha indonésia de Sumatra, elevando para 30 o número de vítimas mortais da doença na Indonésia.

"Os cinco exames deram positivo", disse à EFE o diretor de controle de doenças infecciosas do Ministério da Saúde, I Nyoman Kandun, As vítimas são dois homens, duas mulheres e uma criança. Eles morreram com poucos dias de diferença nas últimas duas semanas e meia.

A gripe aviária é uma doença de origem animal transmitida aos seres humanos por contato direto com animais doentes ou seus restos.

A OMS teme que uma mutação permita ao vírus H5N1 ser transmitido entre humanos, desencadeando uma pandemia.

"Ainda estamos investigando, não temos provas por enquanto de transmissão de pessoa a pessoa", disse Kandun a respeito do grupo de Sumatra.

Desde a reaparição da gripe aviária no Sudeste Asiático em dezembro de 2003, 213 pessoas contraíram o vírus, e 120 delas morreram. Os países com vítimas mortais são Vietnã (42), Indonésia (30), Tailândia (14), China (12), Camboja (6), Azerbaijão (5), Turquia (4) e Iraque (2).





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300614/visualizar/