Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 17 de Maio de 2006 às 05:57
Por: Cida Capelesi

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde aderiu ao Programa do Ministério da Saúde “Farmácia Popular do Brasil”. A primeira Farmácia Popular de Mato Grosso será instalada em Cuiabá, na Rua Diogo Domingos Ferreira, nº 402, Centro.

“Esta farmácia terá à frente a administração estadual. A parceria com o Ministério da Saúde nos possibilitou a implantação desta primeira unidade. o Ministério da Saúde disponibilizou um financiamento inicial de até R$ 50 mil para reforma e adaptação do local onde a farmácia será instalada. O Estado tem garantidos, também, R$ 10 mil mensais para manutenção da unidade, como pagamento de pessoal e contas de águas, luz e telefone", disse Secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro.

O secretário explica que a Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, quanto necessário, e disponibiliza nas Farmácias Populares a baixo custo. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento e aquela parcela da população que não busca assistência ao Sistema Único de Saúde. Os medicamentos chegam a ser comercializados com preço de 50 a 90% a menos dos praticados na rede privada.

“O programa prevê adesões estaduais e municipais. Os municípios de Cuiabá e Várzea Grande já fizeram o pedido de adesão. O Estado está encaminhando ao MS propostas de adesão dos municípios de Sinop, Sorriso, Barra do Garças, Tangará da Serra, Cáceres, Juruena e Nova Canaã do Norte. A Unidade de Cuiabá em breve entrará em funcionamento, só faltando a conclusão da reforma”, informou Augustinho Moro.

O Ministério da Saúde disponibiliza para a população 97 itens de medicamentos, sendo eles para várias patologias, a exemplo dos de uso contínuo como diabetes e hipertensão, doenças do coração, além dos produtos da farmácia básica, como antitérmicos, analgésicos, vermífugos, antiinflamatórios, antimicóticos, diuréticos e antibióticos, incluindo ainda os psicotrópicos. Acesso

Para adquirir os medicamentos disponibilizados na Farmácia Popular, basta o usuário apresentar uma receita médica ou odontológica da rede pública ou particular. Não há necessidade de o usuário passar por qualquer procedimento burocrático.

O horário de atendimento é padronizado. De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, e aos sábados, das 8h às 12h.

Na Farmácia Popular, o usuário recebe atendimento personalizado e padronizado pelo Ministério da Saúde, feito por farmacêuticos e profissionais qualificados que orientam sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos. Outro ponto da estrutura diferenciada é a adequada atenção farmacêutica, e ainda tem a missão de realizar ações educativas, por meio da apresentação de vídeos, campanhas sobre a Aids, alimentação saudável e o combate as doenças como a dengue, câncer, entre outras.

Informações sobre interesse de adesão, lista completa dos medicamentos oferecidos nas farmácias populares, patologias atendidas, e outras orientações sobre o programa podem ser obtidas por meio do Disque Saúde (0800 61 1997) ou pela internet www.saude.gov.br/farmaciapopular.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/300680/visualizar/