Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 13 de Maio de 2006 às 11:43

    Imprimir


Caso a Assembléia Legislativa aprove o texto do Plano Estadual de Educação, que versa sobre a Educação do Campo e conforme foi aprovado na plenária geral da Conferência Estadual de Educação, todos os alunos que moram na zona rural deverão estar na escola até o ano de 2012.

Mato Grosso é a primeira Unidade da Federação que inclui no Plano Estadual de Educação o tema Educação do Campo. E este foi um dos temas que mais recebeu destaques por parte dos delegados que estão participando da 1ª Conferência do Plano Estadual de Educação. O evento ocorre desde a última terça-feira (09.05) e tem o encerramento neste sábado (13.05).

A Educação do Campo causou muitas discussões e levou mais de uma hora para ser aprovado. Para o professor Nemézio Kaefer, de Vila Rica, o educador do campo deve morar preferencialmente na zona rural. “Os educadores devem estar fixados no campo, porque eles promovem interação e vivenciam realidade específica da zona rural”.

Nemézio refere-se à meta 31 do texto, que visa garantir a moradia nas proximidades da escola do campo aos profissionais da educação que necessitarem.

Além disso, o plano, conforme foi aprovado em plenária, garante a construção de uma proposta pedagógica e calendário escolar, que respeite o período plantio/colheita e fatores geográficos voltados à realidade do campo. Essa proposta deverá ser construída em conjunto com as comunidades escolares.

Outra meta aprovada pela plenária geral foi a instituição de políticas de curso profissionalizante da população do campo, para atender a singularidade de cada região e diferentes formas de produção, com parcerias das diferentes esferas de governo e outros órgãos e instituições da área.

Os trabalhos estão sendo coordenados pela secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, a coordenador do Fórum Estadual de Educação e secretária adjunta da Seduc, Marta Maria Pontin Darsie, o presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação Pública (Sintep), Júlio Martins Viana, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação de Mato Grosso, Sirineu Moleta, e a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Alaídes Alves Mendieta.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/301316/visualizar/