Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 13 de Maio de 2006 às 07:04
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


O atendimento na Educação Infantil deverá crescer na vigência do Plano Estadual de Educação (PEE). Conforme o texto final do PEE, aprovado durante a plenária geral da primeira Conferência do Plano de Educação de Mato Grosso, o aumento da oferta deverá aumentar em até 80%.

Em cinco anos, prevê o texto final, o Estado deverá ampliar em 50% o atendimento a crianças com até 3 anos de idade e em 60% as de 4 a 5 anos. Já no final do plano, em 2016, o oferecimento da Educação Infantil deverá ter chegado com qualidade a 60% das crianças com idade de zero a três anos e a 80% das com idade entre 4 e 5 anos.

Conforme o diagnóstico do texto aprovado para o PEE, em Mato Grosso cerca de 77.500 crianças são atendidas na Educação Infantil, em instituições estaduais, municipais e particulares. Contudo, revela o assessor pedagógico do Fórum Estadual de Educação, Manoel Sidnei de Arruda, o déficit desse atendimento é bem menor.

“Por não ser obrigatório, os pais acabam deixando os filhos nas conhecidas ‘tias crecheiras’. São senhoras que atendem em casa, uma ou mais crianças. Por isso, dá a impressão de que essa demanda não está sendo atendida”, explicou Sidnei. No Brasil, a educação é obrigatória a crianças com idade de 6 a 14 anos.

Para que o atendimento seja feito com qualidade, os delegados que participaram da sala temática Educação Infantil aprovaram um item que garante a organização dos grupos de crianças de forma reduzida e uma proposta pedagógica específica.

As salas de aula deverão ficar organizadas em: 6 a 8 alunos, nas salas que atendem crianças de 0 a 1 ano; em 8 a 10 alunos, as salas de 1 a 2 anos; 12 a 15 alunos, para as de 2 a 3 anos; e as crianças com idade entre 3 a 5 anos deverão ser organizadas em grupos de 20 a 25 por sala. Cada sala de aula deverá ter um professor e um auxiliar.

Plenária Geral

A Plenária Geral da “1ª Conferência do Plano Estadual de Educação – Construindo Cidadania pela Educação”, iniciou às 14h desta sexta-feira (12) e já aprovou o texto final que irá compor o Plano Estadual de Educação das modalidades: Educação Profissional e Tecnológica, Educação Superior; Educação das Relações Étnico-raciais; Educação do Campo; Educação à Distância; Educação Especial e Educação Infantil.

A última temática votada nesta sexta-feira foi a Educação Ambiental. A Plenária Geral termina neste sábado (13) com a votação das demais temáticas. No total são 14 temáticas.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/301421/visualizar/