Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 12 de Maio de 2006 às 15:03
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


O texto-base que será enviado à Plenária Geral da “1ª Conferência do Plano Estadual de Educação- Construindo Cidadania pela Educação”, sobre a formação e a valorização dos profissionais da educação foi aprovando após grandes discussões. Cerca de 70 delegados fizeram parte da sala temática, uma das mais concorridas do evento, que acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

“Isso é nossa vida”, disse a diretora do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro), de São Félix do Araguaia, Josefina Luciano, referindo-se ao interesse as propostas apresentadas para o texto final que será apresentado para o Plano Estadual de Educação.

De acordo com a diretora, a questão mais debatida durante a plenária temática foi a formação continuada dos profissionais da educação. “A qualificação já é oferecida, principalmente na rede estadual de educação, nossa proposta é a ampliação dessa oferta”.

Questões como o reajuste salarial dos profissionais da Educação foram levantadas, contudo não houve grandes avanços. A técnica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Francismeire Pedroso da Silva e relatora da sala temática, explicou que o assunto está amarrado em leis como a Lopeb, Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e Constituição Federal. “Essas discussões são técnicas e estão interligadas a essas leis”, falou.

Entres os assuntos debatidos na sala de “Valorização e Formação dos Profissionais da Educação” e que serão levadas à Plenária Geral, logo mais às 14h, são: garantir 100% de seguridade ao profissional da educação; proporcionar condições físicas estruturais adequadas para o bom desenvolvimento do trabalho docente; e garantir a inclusão em nível de doutorado no plano de carreira.

Se aprovado, na Plenária Geral - que inicia agora à tarde e só termina amanhã, o texto final do Plano Estadual de Educação será enviado à Assembléia Legislativa como mensagem de lei.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/301506/visualizar/