Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 12 de Maio de 2006 às 11:13

    Imprimir


Garantir o direito à educação ao homem do campo. Com esse objetivo o Fórum Estadual de Educação (FEE) inclui o tema Educação do Campo, de forma inédita, no texto-base que está sendo debatido na “1ª conferência do Plano Estadual de Educação – Construindo Cidadania pela Educação”.

A Educação do Campo é um tema novo nas modalidades de ensino ofertadas pelo poder público. Se aprovado, Mato Grosso será o primeiro estado a incluí-lo no Plano Estadual de Educação (PEE). Atualmente se estuda a inclusão do tema no Plano Nacional de Educação.

No terceiro dia de Conferência – o encontro começou na terça-feira (09) - já foram votados o texto que será apresentado na plenária geral do diagnóstico e das diretrizes, para compor PEE. Participam do grupo que debate esta temática, 25 delegados representantes de vários municípios do Estado.

“A idéia do Governo de chamar todos os segmentos da sociedade para discutir sobre Políticas Educacionais é excelente. A comunidade tem que estar envolvida com os assuntos que dizem respeito à educação, pois ela vive, diretamente, os problemas da escola e pode apontar soluções”, disse Maria Divina Santana, representante dos trabalhadores rurais, de Cuiabá.

Maria Divina Santana ainda destaca que a participação dos segmentos da sociedade é necessária para que a lei saia do papel e seja implantada na prática. “Esse espaço que é dado à comunidade do campo é muito importante, pois faz com que ele se sinta valorizado e passa a conhecer melhor seus direitos”, acrescentou Maria Divina.

Com a homologação da Lei de Diretrizes e Base (LDB), o número 9394-96, a Educação do Campo definida como sendo educação rural ganha especificidade e singularidade quando da construção das políticas educacionais pelos sistemas de ensino.

A delegada do município de Nova Olímpia, Maria Edna Araújo, destaca que a Conferência é um grande passo dado para a melhoria da Educação. “Este é um grande momento para nós que vivemos em um mundo globalizado. A educação no campo tem que acompanhar o desenvolvimento dos grandes centros, esse é um processo de democratização, de avanço”, destacou Maria Edna.

Encontro Estadual

Segundo a relatora da Educação do Campo, Janaína Santana da Costa, as discussões em torno da temática estão sendo tranqüilas, pois todas as propostas do texto-base para a Educação do Campo, já foram discutidas durante o 1ª Seminário Estadual de Educação que aconteceu em janeiro deste ano, em Sinop.

“Os delegados que participam desta temática, já estavam por dentro de todas as propostas e não tiveram dificuldades de compreensão do texto. Isso tornou a plenária mais proveitosa”, falou janaína.

A “1ª conferência do Plano Estadual de Educação – Construindo Cidadania pela Educação”, está acontecendo no Hotel Fazenda Mato Grosso e prossegue até o próximo sábado (13).





Fonte: Tangará News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/301543/visualizar/