Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 12 de Maio de 2006 às 10:25
Por: Kleber Mendes

    Imprimir


Um dos principais problemas existentes hoje na educação é a inclusão dos estudantes Portadores de Necessidades Especiais (PNEE’s) nas escolas. Dezenas de pessoas estão reunidas em Cuiabá, no Hotel Fazenda Mato Grosso, para discutir o assunto e propor metas que solucionem essa questão.

Essas pessoas são delegadas, representantes dos mais variados segmentos educacionais, oriundas de todo o Estado. Elas estão debatendo esse e outros temas que dizem respeito à Educação Especial na “1º Conferência do Plano Estadual de Educação – Construindo Cidadania pela Educação”, que iniciou terça-feira (09) e ocorrerá até o próximo sábado (13.05).

Ao todo, 15 delegados estão participando da sala temática que discute o tema. Até o final da tarde desta quinta-feira (11.05), eles já haviam aprovado, por unanimidade, as diretrizes da educação especial para o Estado, que tiveram por base as leis que amparam internacionalmente e nacionalmente os PNEE’s. Nelas, está garantido o direito de acesso e permanência à educação.

Para a relatora da Conferência, Araci Martins de Souza, os delegados têm se preocupado com as questões não só dos municípios, mas de todo o Estado. “Tem sido fervorosa a participação de todos, que têm muita coerência e competência, devido ao compromisso com o trabalho desenvolvido no que se refere à Educação Especial. Diversas idéias e emendas deverão agora ser estudadas e aprovadas”, disse.

Já para a delegada Sandra Aparecida Jorge, de Tangará da Serra (a 240 km de Cuiabá), o trabalho tem sido compensador, pois a colaboração dos delegados tem acontecido constantemente. “Estamos construindo a educação especial do futuro para os próximos 10 anos”, afirma.

A continuação da apreciação dos objetivos e metas propostas definidas no texto-base e as emendas sugeridas pelas conferências escolares e municipais, continuam sendo discutidas na sala temática até às 12h desta sexta-feira (12.05). Pela tarde as propostas da educação especial, juntamente com as propostas das outras 13 temáticas, serão aprovadas em plenária geral.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/301548/visualizar/