Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 08 de Maio de 2006 às 14:57
Por: Rosane Brandão

    Imprimir


Durante a “1ª Conferência do Plano Estadual de Educação – Construindo Cidadania pela Educação”, que acontecerá entre os dias 9 e 13 de maio, serão apresentadas no texto-base do Fórum Estadual de Educação (FEE), as políticas públicas para Educação Profissional e Tecnológica em Mato Grosso.

O texto-base do FEE contém diretrizes, objetivos e metas para os próximos 10 anos do setor público e privado de ensino de Mato Grosso onde abrangerá a Educação Básica e várias modalidades de ensino. Para a modalidade de Educação Profissional e Tecnológica a principal meta é a triplicação da capacidade de oferta, a cada cinco anos.

Para cumprir essa meta, o texto norteador do PEE estabelece parcerias entre os sistemas federal, estadual e municipal e a iniciativa privada promovendo a inclusão social.

A modalidade de Educação Profissional e Tecnológica deverá preparar o estudante para atender as condições exigidas pelo mercado de trabalho. Conforme o texto-base, o perfil do profissional, para um mundo competitivo, é aquele que tenha a capacidade de trabalhar em grupo, tomar decisões, interpretar, analisar, comunicar e escrever.

Já a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/9 prevê que a Educação Profissional deve qualificar a pessoa para introduzi-la no mercado de trabalho, aos critérios de produtividade, eficácia e eficiência.

Atualmente, são 224 cursos que ofertam Educação profissional e Tecnológica em Mato Grosso. Esses cursos se dividem em técnico - de nível médio e nível tecnológico - nas áreas de saúde, indústria, gestão, estética, artes, comércio, informática, construção civil, agropecuária, turismo, meio ambiente e química.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/302342/visualizar/