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Educação/Vestibular
Segunda - 08 de Maio de 2006 às 09:19
Por: Andréa Martins

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A distorção idade/série, a reprovação e o abandono escolar são os principais problemas ainda enfrentados por todas as esferas governamentais na oferta do Ensino Fundamental. As ações e metas que irão minimizar essas dificuldades e melhorar a qualidade do ensino estão previstas no texto base enviado à “1º Conferência do Plano Estadual de Educação – Construindo Cidadania pela Educação”.

O texto base do Plano Estadual de Educação (PEE) foi elaborado pelo Fórum Estadual de Educação, do qual a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e diversos segmentos da sociedade fazem parte. A conferência acontecerá entre os dias 09 a 13 deste mês, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

A assessora pedagógica da Seduc, Eronilda Castro, explica que todas as instâncias governamentais desenvolvem projetos e programas no intuito de combater a defasagem idade/serie, a reprovação e o abandono no Ensino Fundamental, mas que o plano além de reforçar as iniciativas já existentes traz novas ações.

Entre as ações já desenvolvidas pela Seduc, segundo Eronilda Castro, estão: a reorganização do ensino por ciclos, a formação dos professores e a manutenção dos Centros de Formação e Atualização dos Professores (Cefapros) em 13 municípios pólos. Os Cefapros garantem a formação continuada (oficinas, workshops, seminários, palestras, entre outros) e acompanhamento pedagógico dos professores.

“Essas iniciativas estão gerando resultados positivos. Dados do Ministério da Educação (MEC/INEP) apontam que a taxa de abandono no Ensino Fundamental na rede estadual caiu de 22,5% em 2000 para 17,6% em 2004. A taxa de reprovação também decresceu de 13,4% para 9,3% no período de 1996 a 2004”, ressaltou.

Ela destaca, porém, que os dados não devem ser comemorados porque ainda há muito a ser feito pela qualidade da educação e ampliação das matrículas no Ensino Fundamental, de modo a articular acesso, permanência e aprendizagem do aluno.

“Os objetivos, metas e ações previstos no plano devem ser potencializados no esforço conjunto entre todas as instâncias representativas da educação (secretarias bem como conselhos estaduais e municipais de educação) e a sociedade organizada. Pois é preciso viabilizar um modelo de gestão que garantia uma maior articulação para sustentabilidade na operacionalização das ações”, finalizou a assessora.

Ensino Fundamental

A idade regular para que os alunos freqüentem o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série) é de 6 a 13 anos.

Os demais tópicos previstos no texto-base para o plano podem ser conferidos no site. www.seduc.mt.gov.br, no link "Conferência Estadual de Educação".





Fonte: Da Assessoria

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