Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 05 de Maio de 2006 às 23:10
Por: Andréa Martins

    Imprimir


O trabalho realizado pela Gerência de Alimentação Escolar (GAE) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está servindo de exemplo para outros Estados. Nesta quinta-feira (05), servidores da Secretaria Executiva de Educação de Alagoas (SEE-AL) visitaram a Gerência em Mato Grosso. Na ocasião, eles conheceram a legislação e as instruções normativas que regem a merenda escolar de Mato Grosso, o programa estadual de elaboração de cardápios nutritivos e os projetos desenvolvidos pela pasta, como o Vitamina e Horta Pedagógica.

“Trata-se de uma visita técnica que tem como objetivo a troca de experiências. Todas as informações que recebemos por parte dos técnicos da Seduc, como a legislação que rege a merenda, a formação das merendeiras, a elaboração dos cardápios, entre outros, serão apresentados ao Secretário de Educação de Alagoas (José Márcio Lessa). Se for possível iremos implantar essas ações em nosso Estado, dentro das necessidades dos alunos da rede”, disse a coordenadora de gestão educacional da SEE/AL, Marta Palmeira.

Marta explicou que a decisão de visitar a Seduc-MT resultou de uma consulta junto a Gerência do Programa Nacional de Alimentação Escolar do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar), em Brasília. “Queríamos ir até um Estado para trocar experiências em relação à merenda escolar, ligamos em Brasília e nos indicaram como referência o trabalho desenvolvido em Mato Grosso”.

Além de Marta, participaram da visita o diretor administrativo financeiro da SEE-AL, Pedro Pintela; a presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar de Alagoas, Marta Consuelo Correa; e a gerente do projeto de acompanhamento de recursos financeiros da SEE-AL, Maridalva Passos.

Já nesta sexta-feira (06), os quatro servidores da SEE-AL visitaram as escolas estaduais “Diva Hugueney Siqueira Bastos”, “Historiador Rubens de Mendonça” e “José Mendes”, em Cuiabá.

“Pudemos verificar in loco o trabalho realizado pelas merendeiras e a qualidade do alimento que chega até o aluno. Foi uma experiência válida. Agora, levaremos para Alagoas alternativas que poderão suprir as deficiências na merenda escolar em nosso Estado. Com isso estaremos beneficiando mais de 200 mil alunos”, destacou Marta.

Projeto Vitamina

Atualmente, 285 mil alunos matriculados no Ensino Fundamental de 586 escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso são beneficiados com a merenda escolar. Para isto, são investidos mais de R$ 10 milhões por ano.

No intuito de garantir uma merenda de qualidade aos alunos, a Seduc desenvolve o projeto Vitamina que garantiu a capacitação de 584 merendeiras em 28 municípios mato-grossenses para a manipulação da soja na merenda escolar.

Além disso, 117 escolas estaduais foram contempladas com o Projeto Horta Pedagógica. Todas as verduras e legumes são plantadas e colhidas pelos alunos e posteriormente utilizadas na preparação da merenda.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/302803/visualizar/