Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 25 de Janeiro de 2013 às 06:43
Por: ALECY ALVES

    Imprimir


Quem se candidatou a vaga na UFMT pelo Sistema de Seleção Unificado(Sisu) e ficou próximo, mas não o suficiente para integrar a primeira lista de aprovados, pode se animar. Até no curso de Medicina, o mais concorrido, sobraram dezenas de vagas para as chamadas seguintes.

Das 5.123 vagas oferecidas nos quatro campi mato-grossenses, somente 1.823 foram preenchidas da primeira etapa de matrículas, que se encerrou anteontem. Esse número representa 35% do total disponibilizado.

Para o curso de Medicina, por exemplo, das 80 vagas abertas, divididas em igualmente para o primeiro e segundo semestre, somente 59, 74% aprovados, confirmaram suas matrículas. Isso significa que outros 41 estudantes que vivem a expectativa de ingressar no curso terão o sonho concretizado.

De acordo com o Secretário de Tecnologia da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação da UFMT, Alexandre Martins dos Anjos, essa baixa confirmação de matrícula na primeira chamada é considerada normal.

Ele esclarece que como o Sisu permite que o candidato faça opção por dois cursos, em duas faculdades, ocorre uma vacância que o sistema mostra automaticamente no momento em que esse aluno confirma sua matrícula.

Na próxima segunda-feira, 28, uma nova lista, a segunda chamada, estará disponível no Sisu. Aqueles que estiverem nessa etapa deverão fazer suas matrículas nos dias primeiro, quatro e cinco de fevereiro.

Para quem não conseguiu ingressar na UFMT, mas é oriundo de escola pública(fez o ensino médio) e de família de baixa renda, o Prouni(Programa Universidade para Todos), do governo Federal, vem sendo uma boa alternativa.

Em Mato Grosso, 2.718 estudantes estão pré-aprovados para bolsas de estudos integrais e parciais em 2013. Desse total, 2.430 não pagarão nada para estudar porque conseguiram isenção total da mensalidade. Os demais, 288 terão 50% de desconto, conforme a lista divulgada ontem pelo Ministério da Educação.

Mesmo sendo considerado significativo, o número de bolsas mato-grossenses é bem menor que o índice do estado vizinho, Mato Grosso do Sul. Lá, de acordo com os dados oficiais, 4.250 estudantes vão frequentar faculdades privadas custeados pelo Prouni. São 1.533 a mais.

Quem teve a reivindicação de bolsa pré-aprovada nessa primeira chamada têm até o dia 31 para comprovar informações e efetuar a matrícula. No dia oito de fevereiro ocorre divulgação da segunda chamada para as vagas abertas por aqueles que não conseguiram confirmar informações cadastrais ou desistiram de estudar pelo Prouni.

EXIGÊNCIA - Só obtém bolsa integral o candidato que comprova renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais a renda não pode passar de três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.




Fonte: DO DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/30316/visualizar/