Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 03 de Maio de 2006 às 09:42
Por: tania rauber

    Imprimir


Deve ser implantado ainda este mês, em Sinop, o CODESIN – Conselho de Desenvolvimento de Sinop. A confirmação foi feita ontem, pleo prefeito Nilson Leitão, durante a apresentação plano de desenvolvimento econômico do município, a empresários e entidades locais.

A criação do conselho foi aprovada em 2001, e deve reunir representantes de todas as entidades sociais e econômicas do município. “Vamos estar convocando a sociedade para discutir Sinop para o futuro, porque o problema é que o município desenvolveu nesses 30 anos, mas não houve um planejamento de desenvolvimento econômico, foi acontecendo pela sorte e pelo que a terra deu”, comentou o prefeito.

O conselho será responsável pela definição das empresas que serão beneficiadas pelo plano de desenvolvimento econômico, as áreas em que serão instaladas e os incentivos que serão oferecidos. O plano de desenvolvimento tem como objetivo atrair novos investimentos para o município, oferecendo isenção de impostos e benefícios estruturais para empresas que querem se instalar ou já atuam em Sinop.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Sinop (ACIS), Luiz Otávio Loureiro, disse que o plano é propício para o momento que a região passa. “Tudo o que precisamos neste momento para pararmos de falar em crise, é buscarmos soluções para isso... existe uma solução inteligente, viável, desde que a sociedade organizada, como um todo, resolva por si só, esse caminho, não podemos continuar só falando e lamentando, nós temos que agir, e esse é um precursor de um plano de trabalho, que a prefeitura está encabeçando”, enfatizou.

Para o setor madeireiro, que está se reestruturando após a transição da gestão ambiental do Ibama, para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), será mais um incentivo para que muitas empresas retomem as atividades, já que muitas estavam parcialmente paralisadas desde o ano passado, após a operação Curupira, que resultou na morosidade na liberação de planos para retirada de matéria prima. “O setor depende de toda uma cadeia produtiva, então tudo que é industria nova que vir para nossa região, melhora a cadeia produtiva do setor e nossas exportações, agregando qualidade”, avaliou o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras (Sindusmad), Jaldes Langer.

Com benefícios para ampliação de negócios que já atuam no município, o plano também deve favorecer muitas empresas. “Aguardávamos com uma certa ansiedade esse pronunciamento do prefeito, onde ele nos informou que trazia novidades para Sinop”, salientou presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Afonso Teschima Júnior.

Cerca de 100 empresários participaram ontem da apresentação do plano.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/303408/visualizar/