Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 29 de Abril de 2006 às 11:46
Por: Aluizio de Azevedo

    Imprimir


Encerrou-se nesta sexta-feira (28.04) a segunda etapa do Curso de Formação em Língua Espanhola para mais de 100 professores da rede estadual de ensino. O curso, que foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Embaixada da Espanha, começou na última segunda-feira (24).

O encerramento foi marcado pela presença do presidente del Gobierno Regional de Puno (Peru), Ing. David Aníbal Jiménez Sardón. O governador de Puno, juntamente com a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, e a secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Pontin Darsie, participou de uma noite cultural promovida pelos participantes do curso.

David Aníbal Jiménez disse que a formação de professores brasileiros para atuarem com a Língua Espanhola é mais uma importante ação do Governo de Mato Grosso, na busca pela integração entre os povos latino-americanos. Na ocasião, ele ainda apresentou o potencial cultural, turístico e econômico da província de Puno e do Peru.

“Estamos felizes por saber que a Língua Espanhola é uma prioridade de ensino nas escolas mato-grossenses. Isso, além de contribuir ainda mais para melhorar os relacionamentos entre Mato Grosso e Puno, ainda possibilita a realização de futuros intercâmbios de profissionais da educação dos dois Estados”, destacou Sardón.

Ana Carla disse que esta é a terceira qualificação de Língua Espanhola que o atual governo oferece aos professores da rede estadual de ensino. A primeira aconteceu em 2004 e a segunda em 2005. Ela ainda observou, que neste ano ocorrerá ainda mais uma etapa, no mês de julho.

“A parceria de Mato Grosso com a Embaixada da Espanha é pioneira no país. Estamos oferecendo formação continuada a nossos professores antes mesmo da obrigatoriedade da oferta de Língua Espanhola ser estabelecida pelo presidente Lula em 2005”, observou Ana Carla, em referência à Lei Federal número 11.161, sancionada em agosto do ano passado.

Resultados

Os professores fizeram uma avaliação positiva da formação. Arquieli Pires, que trabalha na Escola Estadual Vereador Bento Muniz em Tangará da Serra (a 240 km de Cuiabá), salientou que esse foi o melhor curso de Língua Espanhola que fez nos últimos anos.

“Os professores não apenas ensinaram a Língua, como também a forma didática para trabalharmos os temas em sala de aula e isso é muito importante, porque facilita o processo de ensino e consequentemente o do aprendizado”, falou a professora.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/303987/visualizar/