Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 28 de Abril de 2006 às 14:03
Por: Lygia Lima

    Imprimir


Mirassol D´Oeste está sediando o “1º Seminário Integrador Educar a Distância uma Aventura Acadêmica” da Coordenadoria de Educação Aberta e à Distância da Unemat e da rede Pró-Formar que é composta por sete universidade públicas do país que estão realizando o primeiro curso de Pedagogia Para Educação Infantil do Brasil. O seminário termina nesta sexta-feira (28) e reúne acadêmicos e orientadores pedagógicos de 12 municípios ligados ao Núcleo de Jauru.

A proposta do seminário é promover a integração entre os acadêmicos e orientadores pedagógicos que estão espalhados nos diferentes municípios e socializar o conhecimento adquirido além de trocar experiências de vida. Durante os dois dias de evento, além de palestras e seminários, os participantes têm se emocionado com as apresentações dos memoriais elaborados pelos acadêmicos e que foram apresentados em forma de teatro, poesia, textos, músicas, painéis e tantas outras formas.

A coordenadora interinstitucional de Educação à Distância da Unemat, Jociane Rosa de Macedo Costa, lembra que a universidade conquistou o primeiro lugar no edital público do MEC para integrar a rede Pró-Formar que é composta ainda pelas universidades federais de Ouro Preto, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Lavras e São João Del Rei.

“A proposta desse curso é voltada para formação de pessoas em serviço que estão a todo momento fazendo uma reflexão da teoria e da prática do saber pedagógico”, afirma Jociane. Além disso, ela lembra que esse seminário é um momento de todos os acadêmicos desse núcleo estarem se conhecendo e socializando os conhecimentos adquiridos. Cada um dos 161 acadêmicos desse núcleo preparou um memorial sobre sua trajetória de vida para estar sendo apresentado aos demais colegas.

A Universidade do Estado de Mato Grosso mantém três núcleos do CEAD com o curso de Pedagogia Para Educação Infantil, nos municípios de Jauru, Nova Xavantina e São Félix do Araguaia, totalizando 28 municípios e 406 acadêmicos.

Durante a abertura oficial do Seminário secretários municipais de quase todos os municípios que integram o Núcleo de Jauru estiveram presentes e ressaltaram a importância dessa parceria entre a Universidade e os municípios para a formação de professores da educação infantil. O secretário municipal de Porto Esperidião que falou em nome dos demais secretários lembrou que o Plano Nacional de Educação estabelece que os municípios atendam até o final desse ano 30% da demanda existente na educação infantil. “Se não fosse essa parceria seria muito complicado para os municípios que têm a responsabilidade da educação infantil. A Unemat sabe do seu compromisso social e tem cumprido com seu papel”, afirmou.

A acadêmica Aparecida Alexandre de Porto Esperidião se diz grata com a oportunidade de estar cursando uma faculdade. “Se não fosse por esse curso de educação aberta e a distância eu não poderia realizar o sonho de ser professora”, afirma radiante. O orientador pedagógico de Curvelândia e Salto do Céu, Neanderson Lopes explica que se não fosse pela oferta desse curso aberto e a distância os acadêmicos não teriam a oportunidade de cursar uma faculdade. “Muitos moram longe e trabalham, e com essa modalidade de ensino eles podem estudar em casa e procuram o orientador para sanar as dificuldades e assim têm condições de cumprir um cronograma de atividades. No início os acadêmicos estranham por não terem aulas presenciais, mas logo se acostumam com a metodologia de trabalho que é inovadora”, afirma.

Esse seminário será realizado nos dias 30 de abril e 1º de maio em Luciara, que pertence ao Núcleo Pedagógico de São Félix de Araguaia e nos dias 04 e 05 o evento acontece em Canarana que pertence ao Núcleo de Nova Xavantina. No decorrer do curso que tem duração mínima de quatro anos outros seminários serão realizados nos municípios que integram os núcleos conforme as áreas de conteúdo.

Em Mirassol D´Oeste estiveram presentes os municípios de Cáceres, Curvelândia, Salto do Céu, Pontes e Lacerda, Nova Lacerda, Jauru, Conquista D´Oeste, Figueirópolis D´Oeste, Vila Bela da Santíssima Trindade, Porto Esperidião e Indiavaí.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/304171/visualizar/