Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 28 de Abril de 2006 às 09:18
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Escola de Saúde Pública, da Secretaria de Estado de Saúde, completa 14 anos de existência neste

mês de abril. Durante este tempo conseguiu qualificar 30.363 profissionais de Saúde em diversos níveis de conhecimento, sozinha ou em parceria com entidades de ensino como o Instituto de Saúde Coletiva, o Hospital Universitário Júlio Muller, da Universidade Federal de Mato Grosso, o Hospital Geral Universitário, da Universidade de Cuiabá, a Escola de Governo e o Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec) e principalmente com as Prefeituras Municipais.

“A mais recente conquista da Escola é a competência para certificação de pós-graduação, modalidade Latu Sensu, em parceria com o Conselho Estadual de Educação (CEE)”, afirmou o diretor geral, Amaury Ângelo Gonzaga. O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu foi aberto no mês passado, dando inicio aos cursos em Gestão de Sistemas Locais de Saúde e Auditoria de Sistemas de Saúde, beneficiando a 80 servidores da Saúde municipal e estadual. “Com essa certificação a Escola de Saúde Pública, tem mais autonomia e flexibilidade na realização dos cursos oferecidos”, comentou Amaury Ângelo.

A consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado de Mato Grosso, caracterizado por um processo de descentralização das ações e interiorização dos serviços de saúde, identificou necessidades crescentes de capacitação do contingente de servidores da Saúde para atender às exigências do sistema. Criada para responder a essa necessidade de permanente formação e qualificação de profissionais do setor a Escola de Saúde Pública está localizada no Parque de Saúde Zé Bolo-Flô, numa área de 2.440 metros quadrados, com 129 servidores.

Atualmente 7.015 servidores estão se beneficiando dos cursos de formação em Patologia Clínica, Higiene Dental, Vigilância Sanitária, Saúde Ambiental, Saúde Indígena, Técnico de Enfermagem e Técnico em Radiologia, com destaque para 4.300 Agentes Comunitários inscritos no último curso da lista. Mais de 1.600 profissionais de Saúde já obtiveram Certificados de Conclusão nesses cursos.

Amaury Ângelo disse que “embora tenhamos na Escola grande inserção no processo de qualificação dos profissionais de Saúde, surgem novos desafios a cada dia e eles são enfrentados imediatamente após serem identificados”. O diretor relacionou o programa de interiorização dos cursos, o estabelecimento de mecanismos de aperfeiçoamento dos contratos de trabalho dos profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF), o fortalecimento dos processos de humanização da assistência e das relações de trabalho e a consolidação de um corpo docente qualificado para a Escola de Saúde Pública como desafios enfrentados, e em fase de resolução, desde que assumiu a direção da escola.

HISTÓRIA - A Escola de Saúde Pública foi fundada em 16 de janeiro de 1992 e foi, inicialmente, chamada de Escola Técnica de Saúde de Mato Grosso, atendendo especialmente a formação de profissionais de Enfermagem. A escola começou com um quadro funcional de 30 servidores. No ano de 2000 a escola passou por uma reforma geral de sua estrutura física. No ano de 2003 a entidade foi regulada oficialmente como estabelecimento voltado para o ensino de profissionais de Saúde, em Lei aprovada pela Assembléia Legislativa Estadual.

“É neste contexto”, explicou Amaury Ângelo, “que a Escola de Saúde Pública vem se firmar como uma estratégia para o permanente processo de formação e qualificação de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso. O crédito pelo fortalecimento desse instrumento fica para o Governo do Estado e a sua Secretaria de Estado de Saúde, cujos empenhos pela consolidação desta estrutura como patrimônio público a serviço da população mato-grossense são dignos de elogios”.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/304256/visualizar/