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Educação/Vestibular
Quinta - 27 de Abril de 2006 às 11:47

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As escolas da rede pública que oferecem o Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries deverão escolher os livros didáticos de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências até o dia 30 de abril. Esse é o prazo final para que as escolas possam escolher o livro didático que será adotado no ano letivo de 2007.

Caso a escola não faça a escolha, o Ministério da Educação (MEC) enviará os livros mais escolhidos em todo o Estado. Para os alunos da 5ª a 8ª Séries serão encaminhadas uma complementação e reposição dos livros conforme a escolha feita no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2005.

As escolas deverão escolher os livros somente pela Internet, no site www.fnde.gov.br, no link "guias PNLD 2007".

Em Mato Grosso, o gerenciamento do livro didático é feito pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A Secretaria acompanha a distribuição dos livros realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) direto às escolas.

A Seduc ainda é responsável pelo remanejamento dos livros didáticos nas Escolas Estaduais; pelo Controle da Reserva Técnica do livro; pelo assessoramento técnico do cadastramento do livro; pelo registro do número de livros devolvidos pelos alunos ao fim de cada ano letivo; e pelo registro do número de livros a serem remanejados.

Gestão educacional

A coordenadora de distribuição de livros didáticos da Seduc, Maidan Lara, explica que a participação dos gestores na escolha dos livros possibilita que as escolas selecionem os mais adequados ao projeto político-pedagógico e à política educacional do Governo do Estado e a realidade local.

“Os assessores de gestão educacional devem acompanhar o recebimento dos livros nas escolas, assim como o recolhimento dos livros utilizados pelos alunos de 2ª a 8ª Séries durante o ano letivo”, complementa a coordenadora.

Maidam destaca que a Seduc mantém uma reserva técnica de livros didáticos destinada a atender escolas novas, e complementar o acervo das escolas que necessitarem.

Se ocorrer falta de livros didáticos, a escola deverá solicitar à Superintendência de Ensino e Currículo da Seduc, por meio da equipe de Ensino Fundamental. No pedido deverá ser informado o título do livro, a série e a quantidade necessária de material.

Em caso de sobra ou falta de livros em alguma escola os assessores devem promover o remanejamento dos mesmos entre escolas.





Fonte: 24Horas News

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