Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 27 de Abril de 2006 às 01:00

    Imprimir


O abraço simbólico na Escola Liceu Cuiabano, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), reuniu hoje, 26 de abril, trabalhadores da educação, estudantes e representantes de entidades da sociedade civil. "O abraço é um protesto contra o descaso e em defesa da escola pública", frisa a secretária do sindicato, Marli Keller. O ato, que teve início na Praça Alencastro e depois seguiu em caminhada até o colégio, faz parte da VII Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública promovida em todo país pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Os profissionais cobram do governo estadual escola pública de qualidade e definição de política educacional. “Em educação não se improvisa, se investe”, destacou o presidente do Sintep-MT, Júlio César Viana, lembrando que educação de qualidade é um direito da população assegurado na Constituição Federal.

Para o estudante Felipe Torquato, do Comitê de Luta pelo Transporte Público (CLTP), os trabalhadores estão corretos em alertar a população sobre o descaso do governo com a educação. “É por isso que apoiamos o movimento, porque o ensino público tem que ser melhorado”, assinala o estudante. Quem compartilha do pensamento de Felipe Torquato é Rosangela Rodrigues, da Coordenação Estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Ela disse que a educação tem que ser prioridade da administração de todo gestor público. “Infelizmente, somos obrigados a paralisar nossas atividades, como os companheiros educadores estão fazendo hoje, para protestar e exigir os direitos de cidadãos”, pontua a dirigente do MST.

Além do MST, a passeata e o abraço no Liceu Cuiabano contaram com a participação de dezenas de estudantes de várias escolas, do Fórum de Lutas das Entidades de Cáceres (Flec), alunos dos cursos de Letras e Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Centro de direitos Humanos de Cáceres, Centro de Direitos Humanos Henrique Trindade de Cuiabá, Grupo Raízes de Cáceres, Centro Burnier Fé e Justiça, Associação das Famílias Vítimas de Violência, Paróquias Santíssima Trindade e Cristo Redentor de Cáceres, Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente





Fonte: Pau e Prosa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/304443/visualizar/