Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 26 de Abril de 2006 às 16:35
Por: Cleber Mendes

    Imprimir


Cerca de 350 estudantes do Ensino Médio e Fundamental da Escola Estadual Pascoal Ramos, de Cuiabá, participaram nesta terça-feira (25.04) de uma sessão de cinema. Eles assistiram ao documentário sobre o maestro Jorge Antunes e ao filme "Bendito Fruto", graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a organização do 13º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá.

Muito dos alunos foram pela primeira vez ao cinema. O coordenador da escola, José Valmy, contou que os alunos ficaram encantados em poder ver os filmes na tela grande e que a escolha do tema foi propício para a realidade dos estudantes.

“Além de contribuir para o desenvolvimento cultural desses jovens, o filme mostrou a realidade da periferia, o que esta relacionada à vida deles. Ainda mostrou que certos comportamentos e atitudes pessoais não são legais para eles”, disse o coordenador.

A aluna Mariah Daphy, que cursa a 8ª série, destaca que a mensagem repassada pelo filme foi muito importante. “Gostei de ter assistido o filme, pois ele mostrou que as pessoas devem gostar mais uma das outras”.

Já para o estudante do 2º ano do Ensino Médio, Gabriel Henrique, o festival contribui para divulgação dos filmes nacionais e regionais. “É legal ver o que é produzido em nosso Estado e no país”.

A parceria entre a Seduc e o Festival irá proporcionar sessões de cinema durante toda a semana aos alunos das escolas estaduais até a próxima sexta-feira. O Festival de Cinema e Vídeo terá continuidade até sábado com apresentações de filmes e documentários. Adcines

Além dessa ação, a Seduc e a organização do 13º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá desenvolveram em oito escolas estaduais da Capital o projeto “Cinema vai à Escola”, o qual formou 16 estudantes para atuarem como Agentes para o Desenvolvimento do Cinema nas Escolas (Adcines).

Na abertura do Festival, nesta segunda-feira (24.04), a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, fez a certificação desses alunos, que durante seis meses serão os responsáveis por elaborar um plano de divulgação do cinema em sua escola. Eles também promoverão palestras e workshops na busca de formação de núcleos audiovisual dentro da unidade escolar.

“O cinema, assim como outros meios de comunicação, como jornais e rádios, podem ser utilizados nas aulas como ferramentas complementares de ensino”, ressaltou a secretária. Como um incentivo para desenvolver os trabalhos nas escolas, os alunos receberão R$ 50 por mês.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/304493/visualizar/