Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 26 de Abril de 2006 às 10:22
Por: Lygia Lima

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso realiza nesta quinta e sexta-feira (27 e 28) o “1º Seminário Integrador: Estudar à Distância – Uma Aventura Acadêmica”, promovido pela Coordenadoria de Educação Aberta e à Distância da Instituição no município de Mirassol D´Oeste. O evento vai reunir autoridades e acadêmicos de 12 municípios que cursam Licenciatura em Pedagogia Para Educação Infantil no núcleo de Jauru.

O curso de pedagogia voltado para a Educação Infantil é oferecido por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação, consórcio Pró-Formar, que é composto por sete universidades públicas do Brasil, sendo a Unemat a única universidade estadual e que tem como finalidade propiciar a formação de professores leigos em serviço a se qualificarem para trabalhar com crianças de zero a seis anos.

“Esse curso é pioneiro e único no país com essa metodologia e a Unemat mantém três núcleos para formação nos municípios de Jauru, São Félix do Araguaia e Nova Xavantina, atendendo 406 acadêmicos em 28 municípios de Mato Grosso”, explica a coordenadora interinstitucional de Educação à Distância da Unemat, Jociane Rosa de Macedo.

O professor Domingos Pimienta que é responsável pela disciplina: “Estudar à distância - uma aventura acadêmica”, explica que esse curso que começou a ser ministrado em outubro de 2005 tem uma metodologia específica e leva em consideração as características e ritmos dos acadêmicos. Nesse módulo os acadêmicos são levados a se aproximar da produção acadêmica com leituras e produções a respeito de sua vida e história de vida.

“Com esse seminário que é chamado integrador, os acadêmicos dos municípios terão a oportunidade de se conhecerem trocarem experiências por meio das apresentações e exposição dos trabalhos produzidos. Durante o Seminário também os municípios do núcleo estarão expondo materiais próprios. É uma troca de experiências”, afirma o professor.

O Seminário Integrador será realizado nos três núcleos, sendo as cidades sede desse seminário serão Mirassol D´Oeste, Luciara e Canarana. O projeto de Educação a Distância prevê a realização de seminários por áreas de conteúdo que serão realizados nos municípios escolhidos pelo grupo. O curso de Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil tem duração mínima de quatro anos, podendo ser concluído em no máximo seis anos.

Além da Unemat, as universidades federais de Ouro Preto, de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São João Del Rei, Lavras e Espírito Santo, também compõem o consórcio Pró-Formar.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/304557/visualizar/