Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 25 de Abril de 2006 às 16:53
Por: Nika Pereira

    Imprimir


Uma reunião marcou o inicio dos preparativos para a formatura inédita dos 197 professores índios pelo projeto 3º Grau Indígena. Nesta terça-feira (25), a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz recebeu em seu gabinete o coordenador do curso e representante da Universidade do Estado de Mato Grosso, Elias Januário, entre outras autoridades políticas e educacionais.

O evento que tem como data provável para acontecer nos dias 5 e 6 de junho deve reunir mais de 1.500 pessoas, entre familiares e autoridades estaduais e nacionais. Os professores índios formados vão atuar na Educação Básica, nas aldeias de origem. A formação dos professores índios é inédita no país e está sendo considerada como uma referencia nacional.

“É importante que as pessoas tenham a dimensão desse evento, somos referência para muitos estados brasileiros e a Unemat deve seguir os mesmos critérios utilizados na organização de outras formaturas”, ressaltou a secretária Ana Carla.

Para a índia Pareci Francisca Novantino a formação desses índios significa um avanço para a educação indígena, pois é o reconhecimento da diversidade, da identidade de um povo extinto pela intolerância do homem branco. “Educar as nossas crianças, mantendo e valorizando a história cultural”, finaliza a índia, que também é representante do Conselho Escolar Indígena.

Também estiveram presentes a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Darsie, e os secretários da Casa Civil, Antonio Kato e da Ciência e Tecnologia (Secitec), Ilma Grisoste.

Projeto 3º Grau Indígena – Com esta ação, 300 professores indígenas participam da formação em licenciatura plena em um dos seguintes cursos oferecidos: Ciências Matemáticas e da Natureza; Ciências Sociais; Línguas, Artes e Literatura. Nesta parceria, a Seduc já investiu mais de R$ 4 milhões. Além da Unemat, são parceiros da Seduc nesta iniciativa: A Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Prefeitura de Barra do Bugres.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/304700/visualizar/