Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 24 de Abril de 2006 às 23:40
Por: Andréa Martins

    Imprimir


As diretoras das escolas estaduais “12 de outubro”, “Padre José de Anchieta” e “Irene Ortega”, localizadas no município de Mirassol D’Oeste (a 329 Km de Cuiabá) estiveram no dia 19 deste mês na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Na ocasião, elas apresentaram a secretária adjunta de políticas educacionais, professora Drª Marta Maria Pontin Darsie, e a superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Roberta Penna, os principais projetos político-pedagógicos desenvolvidos nas escolas.

Em busca de inovar e fazer da sociedade parceira da escola na educação dos alunos, a diretora da E.E 12 de outubro, Maria Tereza Dias Koskiama, criou o Projeto Parceiros e Amigos da Escola. Desde então, voluntários vêem desenvolvendo no âmbito escolar diversas atividades: aulas de canto, danças folclóricas e de rua, teatro, inglês, atletismo e informática.

“Fomos à rua convidar os cidadãos de Mirassol a virem até a escola e compartilhar seus dons com os alunos. A participação popular tem sido grande e o resultado é ótimo, pois eles realizam atividades que atraem os estudantes para a escola e auxiliam na qualidade do ensino”, destacou Maria.

Ela relata que outro projeto de sucesso desenvolvido é o “Educando para a vida e que se aprende a viver melhor”, realizado pela administradora de empresa, Marcela dos Santos R. Bezerra, também voluntária. “Ela tem ministrado palestras de educação fiscal, onde ensina os alunos o que são os impostos, sua arrecadação, finalidade e como fiscalizar e cobrar sua devida utilização. Com isso, estamos formando cidadãos conscientes de seus direitos”.

Na ocasião, Maria também falou sobre os projetos “Atletismo para crianças e jovens: um desejo a ser realizado”, onde 240 alunos participam duas vezes na semana de aulas de vôlei, futebol e jogos recreativos; e “Roda da Leitura”. Neste último todos os professores da área de linguagem realizam atividades extra-classes com a leitura de contos, poesia, fabula, interpretação de texto, entre outros.

“Para o aperfeiçoamento dos professores, implantamos o Projeto “Faça Parte”. Os docentes se reúnem semanalmente para realizar um grupo de discussões e trocar experiências”, destacou Maria.

Já na E. E. Irene Ortega, estão sendo desenvolvidos os projetos: Fazendo Arte e Fazendo Esporte. Segundo a diretora da escola, Edna Lopes de Lima as atividades são realizadas em parceria entre professores e voluntários. “Na área esportiva, os alunos participam de vôlei e futsal. Na parte de artes são ofertados cursos de artesanato em geral, como confecção de bolsa, cinto, tapetes e pintura em tecido”.

Edna relatou ainda que em breve iniciará um curso de noções de culinária, onde com alimentos doados por empresas, as alunas irão aprender confeitaria em geral, como a fabricação de doces caseiros. “Iremos ao longo do ano implantar outros projetos cujas características irão variar de acordo com a necessidade pedagógica da escola”, finalizou.

Com recursos do Projeto Aplauso, da Seduc, a diretora da E.E Padre José de Anchieta, Elsime Aparecida da Costa Guimarães, relatou que a unidade oferta aulas de pintura em tecido e tela, aula de reforço, futebol, voleibol e basquete.

“Também temos a parceria de voluntários. Eles realizam palestras educativas sobre drogas, valores humanos e cidadania, aulas de dança de rua, teatro e capoeira. Na parte pedagógica dos nossos docentes desenvolvemos o projeto Sala do Professor, onde semanalmente eles se reúnem para trocar experiências, ler textos e assistir filmes educativos”, finalizou Elsime.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/304866/visualizar/