Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 20 de Abril de 2006 às 19:50
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, assina convênios para repasses de recursos possibilitando a seis municípios que são pólos de Saúde adquirir medicamentos complementares para atendimento ambulatorial, cirúrgico e de internação.

Os municípios de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá), Peixoto de Azevedo (691 km ao Norte de Cuiabá) e Juara ( 709 km a Médio-Norte de Cuiabá) já foram contemplados. Os municípios de Alta Floresta, São Félix do Araguaia e Barra do Bugres assinarão na próxima semana.

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, disse que esses municípios, além de atender a população local, prestam atendimento também à região.

Os convênios constituem um reforço para a aquisição de medicamentos que os municípios mais utilizam em seus ambulatórios, possibilitando comprar aquilo que realmente é necessário em prol do fortalecimento da Atenção Básica de Saúde.

O prefeito do município de Barra do Garças, Zózimo Chaparral, disse que atende a uma população com abrangência de 300 mil habitantes, com serviços ambulatoriais, cirúrgicos e de internação. “Seria impossível atender esse montante sem a parceria do Estado. Esse é só mais um dos itens que o Governo do Estado vem mantendo com o município. Apesar de já estar em gestão plena na área de saúde o Governo do Estado contribui, e muito, para a efetivação dos serviços. Hoje o município é dotado de UTIs e serviço de maternidade. Isso indica que a Saúde Pública de Barra do Garças vem se fortalecendo gradativamente o que nos dá condições de atender, também, a população indígena da região” disse Chaparral.

O prefeito reconheceu os investimentos do Governo Maggi, não só na área de Saúde como também na área de Educação e Infra-estrutura. “Foi implantado o Projeto Aplauso no município e a instalação de um Centro para a Terceira Idade, além de uma creche municipal. Hoje a nossa região tem relevantes serviços implantados para melhor atender a nossa população”.

A prefeita de Peixoto de Azevedo, Cleuseli Missassi Heller, disse que o convênio é mais um incentivo na execução das ações da Atenção Básica. “Acredito que essa transferência nos possibilita a melhor utilização dos medicamentos com zelo ao dinheiro publico. As nossas necessidades são específicas de acordo com as patologias que ocorrem na região. Isso nos permite adequar o recurso para as nossas reais necessidades. O nosso município vem investindo em Atenção Básica e já possuímos sete postos do Programas Saúde da Família, sendo cinco urbanos e dois na área rural. O objetivo é fortalecer a rede SUS no município, na área de prevenção”, afirmou a prefeita.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/305401/visualizar/