Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 19 de Abril de 2006 às 15:50

    Imprimir


Uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovou que o uso de apoios que estejam retos e paralelos ao chão é a melhor maneira de evitar dores musculares nas mãos, braços, pulsos, pescoço e ombros ao trabalhar com computadores. O estudo foi publicado hoje pelo British Journal of Occupational and Environment Medicine.

Segundo a Agência Fapesp, os autores da pesquisa investigaram, ao longo de um ano, 182 pessoas. Foi comparado o comportamento de quatro grupos, um reunindo pessoas que usaram suportes e outro aqueles que não utilizaram nenhum tipo de equipamento.

Um terceiro grupo tentou reduzir o desconforto muscular por meio dos trackballs, um equipamento parecido com o mouse, mas com uma grande bola para mover o cursor na tela. Do ponto de vista estatístico, esse instrumento não apresentou nenhuma vantagem.

As análises dos questionários respondidos pelos quatro grupos (o quarto alternou os descansos de braço com os trackballs) mostraram vantagens bastante significativas no grupo que usou apenas os apoios. No caso específico das dores no pescoço e nos ombros, o uso dos suportes diminuiu as reclamações dos entrevistados em 50%.

O artigo também mostra que, financeiramente, as empresas que oferecerem tais suportes para os antebraços terão um retorno do investimento em menos de 11 meses.

Outras medidas simples também podem ajudar a diminuir os riscos. O teclado e o mouse devem ficar em distâncias que não exigem esticar demais o braço para usá-los. As costas precisam estar retas e os glúteos paralelos ao chão. O centro do monitor deve formar também um ângulo de 15º abaixo da linha de visão.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/305541/visualizar/