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Educação/Vestibular
Terça - 18 de Abril de 2006 às 19:00
Por: Andréa Martins

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“Nunca trabalhei na gestão de uma escola e este ano fui eleita como coordenadora da Escola Estadual Nilo Póvoas. A falta de experiência me fez ver a necessidade de receber uma formação em gestão escolar para desempenhar minha função com eficiência”. Com esta afirmativa, a professora Sonizete Miranda, resumiu o objetivo do curso Progestão, cujo lançamento ocorreu nesta segunda-feira (17.04), no Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o curso irá formar entre os dias 18 a 20 deste mês, 31 tutores multiplicadores. Eles serão responsáveis, posteriormente, pela formação de Sonizete e outros 1079 gestores de todo o Estado.

Trata-se da segunda etapa do curso, que acontecerá de maio a dezembro deste ano em 16 municípios pólos. A formação terá duração de 270 horas, sendo 198 horas a distância e 72 horas presenciais em nove encontros.

“Caberá aos tutores repassar o conhecimento adquirido durante esta formação aos 1080 cursistas em todo o Estado. Para isso, eles aprenderão como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar; como desenvolver a avaliação institucional da escola; e como articular a função social da escola com as especificidades e demanda das comunidades”, frisou a coordenadora do Programa Progestão em Mato Grosso, Maristela Mendes, durante a abertura do encontro nesta segunda-feira.

Também presente na solenidade, a Superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Roberta Castro Penna, falou da importância de capacitar os gestores escolares. “A maioria dos coordenadores, diretores, entre outros gestores escolares são professores que não aprenderam na faculdade como gerir uma escola, seja na utilização e prestação de contas dos recursos públicos, compra e organização da merenda escolar, aquisição de material pedagógico, entre outras coisas. Para realizar esta função com qualidade, esses profissionais precisam conhecer as ferramentas necessárias e é isto que este curso propõe”.

Na ocasião, a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, professora doutora Marta Maria Pontin Darsie, falou aos diretores e coordenadores presentes no evento sobre as políticas educacionais desenvolvidas pelo governo do Estado. Muitos deles, como o Projeto Beija-Flor, de educação de Jovens e Adultos, que tem como intuito atrair alunos para a escola, respeitando a diversidade.

“Os gestores escolares devem construir uma unidade na escola, para que todos, professores, alunos e gestores, trabalhem juntos na superação das adversidades educacionais e na construção de um projeto político pedagógico que venha de encontro às necessidades educacionais dos alunos. Desenvolver esta ação na escola significa melhorar a qualidade de vida de toda a população, não apenas material, mas intelectual”, finalizou a professora Marta.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

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