Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 18 de Abril de 2006 às 15:04
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


Durante três dias (18,19 e 20 de abril) a Secretaria de Estado de Saúde estará realizando o Seminário de Avaliação dos Indicadores da Atenção Básica das ações executadas no ano de 2005.

O evento, aberto nesta terça-feira (18/04) pelo secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, no Hotel Mato Grosso Palace, pretende elaborar um planejamento mínimo, aplicável a cada Escritório Regional de Saúde (ERS) que atuam diretamente com os municípios, para organizar o processo de avaliação das ações.

Ao final dos três dias o seminário terá completado a construção de propostas de ação para o alcance das várias metas de monitoramento e de avaliação da Atenção Básica de forma sistemática e continuada que serão executadas a partir de 2006.

Augustinho Moro reconheceu a importância da avaliação durante a abertura do evento. “Investimentos na Atenção Básica dão resultados tanto a médio como a longo prazo na solução dos problemas que afetam a saúde da população”, disse o secretário.

''Se tivermos instrumentos que mostrem a resolutividade dessa função da Atenção Básica teremos meios de demonstrar que a prevenção ainda é a melhor forma de evitar doenças. A Saúde do Estado reconhece a importância de estar investindo na Atenção Básica, sendo ela a meta do Estado para o ano de 2006”.

O secretário lembrou que esse seminário é um segundo mecanismo que a gestão adota na construção da implementação da rede SUS. O primeiro mecanismo, que ainda está sendo executado, é a medição de Funções Essenciais da Saúde Pública (Fesp), que avalia os rumos da gestão.

Segundo os organizadores do seminário, o evento vem fortalecer a mais nova tendência no cumprimento das políticas públicas de saúde: a monitoração e a avaliação.

A superintendente de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação das Políticas Públicas de Saúde, Ingrid Handell, revelou que essa tendência, que enfoca a Atenção Básica neste seminário, se estenderá a todos os demais indicadores da Saúde do Estado, com a criação da nova Superintendencia de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação das Políticas Públicas de Saúde.

“É importante que os municípios cumpram aquilo que pactuou usando o instrumento da Comissão Intergestora Bipartite e continuem cooperando com o cumprimento dos índices até então exigidos. A partir do seminário serão levantados novos pontos que cobrarão mais esforços tanto dos escritórios regionais que cumprirão o papel de monitorar as ações quanto dos municípios a execução das ações que, ao final, pretende se chegar a uma avaliação satisfatória para o município, o Estado e o Ministério da Saúde”, explicou Ingrid.

O superintendente de Atenção Integral à Saúde, Victor Rodrigues, disse que “com a implantação do sistema o Estado passa a lidar com a mudança de um modelo social que avança para um estágio diferente de procedimento que nos vai permitir estabelecer parâmetros e aplicar metodologias de trabalho acordados com os indicadores. Isto nos dará um salto qualitativo na gestão pública de Saúde”.

“O aprimoramento do sistema de avaliação e monitoramento, que começamos agora com este seminário, vai resultar no cumprimento da meta estabelecida pela Secretaria de Estado de Saúde para o ano de 2006, que é a interiorização das ações e a descentralização dos serviços, ou seja, como sempre diz o governador Blairo Maggi: as ações do Estado devem chegar o mais próximo de onde a população mora, levando em consideração a dimensão territorial do Estado de Mato Grosso”, lembrou o secretário Augustinho Moro.

Além do secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, compareceram ao encontro a representante da Coordenadoria de Acompanhamento e Avaliação da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Milena Amaral, o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Victor Rodrigues, a superintendente de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação das Políticas Públicas de Saúde, Ingrid Handell, o diretor da DAHW- Deutsche Lepra und Tuberkulosehilfe e.v., Manfred Robert Gobel, técnicos de saúde dos Escritórios Regionais de Saúde e da sede central da Saúde do Estado.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/305662/visualizar/