Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 22 de Janeiro de 2013 às 13:07

    Imprimir


Medicamento pode causar degeneração macular Foto: Getty Images

Medicamento pode causar degeneração macular (Foto: Getty Images)



Pessoas que tomam aspirina regularmente por muitos anos, como aquelas com problemas cardíacos, são mais propensas a desenvolver uma forma de cegueira, disseram pesquisadores da Universidade de Sydney. As informações são da BBC.

 
Um estudo com 2.389 pessoas mostrou que a aspirina dobra o risco de desenvolvimento de degeneração macular úmida relacionada à idade. A doença danifica um ponto na retina, obscurecendo detalhes no centro do campo de visão do paciente.
 
Tomar doses baixas de aspirina por dia reduz o risco de um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco em pacientes com doença cardiovascular. Há até mesmo sugestões de que poderia prevenir o câncer.
 
Ao final do estudo, os pesquisadores mostraram que 9,3% dos pacientes que tomam aspirina desenvolveram degeneração macular relacionada à idade (AMD), em comparação com 3,7% dos doentes que não tomaram aspirina.
 
Já existem riscos conhecidos da aspirina como causadora de hemorragia interna. A equipe de pesquisa sugeriu, porém, que o perigo de prejuízo à visão também precisa ser considerado. O processo pode acontecer rápido: idade, tabagismo e histórico familiar são fatores de risco.
 
Os pesquisadores reconheceram que para a maioria dos pacientes não há evidencias suficientes que justifique a interrupção do uso do medicamento. Mas, afirmaram que a prescrição precisa ser reavaliada em pacientes de alto risco, principalmente os que já têm problema na visão.
 
A Sociedade Macular afirmou que para pacientes com doenças cardiovasculares, os riscos à saúde de parar de tomar aspirina são maiores do que os de desenvolvimento de degeneração macular.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/30624/visualizar/