Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 07 de Abril de 2006 às 09:34
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Faltando uma semana para terminar o prazo de entrega de projetos para a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a expectativa é de que 200 municípios de todas as regiões do país se candidatem a sediar pólos presenciais do projeto, pelo menos. Como cada pólo envolve uma série de localidades em consórcio, mais de dois mil municípios estariam se candidatando à oferta de ensino superior a distância.

O prazo termina na próxima quinta-feira, dia 13. Até agora, pelos contatos feitos com a coordenação do programa, alguns estados deverão ter destaque na apresentação das propostas: Espírito Santo, com 43 pólos, Rio Grande do Sul (27), Rio de Janeiro (20), Paraná (13) e Piauí (12).

Sobre os cursos mais solicitados, a coordenadora-geral da UAB, Maria Medianeira Padoin, diz que há uma grande demanda por formação de professores, cursos ligados à área rural – como agronomia e agricultura familiar –, engenharia e educação ambiental, informática e turismo. Ela explica que não existe número predeterminado de cursos que serão aprovados na UAB.

“Vai depender dos projetos, das condições de infra-estrutura, demanda e perfil dos cursos oferecidos”, diz Padoin. Na maioria dos casos, os projetos são apresentados pelos municípios em consórcio, em parceria com os governos estaduais.

A coordenadora diz que o interesse pela UAB pode ser medido pelo grande número de ligações recebidas pelos técnicos: em média, 100 telefonemas diários, em busca de informações para aperfeiçoamento dos projetos.

Inscrições

Aberto em 20 de dezembro de 2005, o prazo para envio de propostas de criação de cursos a distância pela UAB vai até o próximo dia 13. A data é limite tanto para a candidatura de municípios a envio de projetos de pólos de apoio presencial, quanto para as instituições de ensino apresentarem projetos de cursos. As prefeituras interessadas em constituir pólos de apoio presencial devem encaminhar proposta à UAB com detalhamento da infra-estrutura física e logística (laboratórios didáticos e de informática, bibliotecas e recursos tecnológicos), descrição dos recursos humanos necessários (tutores presenciais e equipes técnica e administrativa) e lista dos cursos que querem ver ofertados, com o respectivo número de vagas. Informações na página eletrônica do projeto.

A UAB entra em funcionamento em 2006 na forma de um projeto-piloto com vestibular para o curso de administração, por meio de parceria com o Banco do Brasil. Serão oferecidas cerca de dez mil vagas em 18 estados e no Distrito Federal este ano. A utilização da educação a distância como alternativa de ampliar o alcance do ensino superior já ocorre em vários países, como Inglaterra, Espanha, China e Turquia, e favorece o desenvolvimento das áreas mais distantes dos centros urbanos. Além de permitir que os alunos tenham acesso ao ensino mesmo, que não residam próximo à cidade onde fica a universidade ofertante. A coordenadora-geral da UAB explica que o modelo brasileiro é mais próximo dos modelos espanhol e inglês, com as adaptações necessárias.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/307389/visualizar/