Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 05 de Abril de 2006 às 15:16

    Imprimir


Quinta (05/04) a partir das 20:00 horas, todos os alunos da Escola André Avelino, no Bairro CPA I, estão convidados a assistir produções nacionais na quadra coberta do colégio. É a última exibição do programa do ‘Agentes para o Desenvolvimento do Cinema nas Escolas’ (Adecines), desenvolvido pelo Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá em parceria com o Cinemagora.

Entre as produções a serem exibidas está o curta-metragem ‘Futurologia’ (16 mm), de Pedro Zimmermann.

Programa - As mostras tiveram início no dia 15 de março. Os estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio da escola Presidente Médici foram os primeiros a conhecer o programa, que já passou pelas seguintes escolas: Escola Profª Marcelina de Campos, no bairro Santa Amália; Escola Ferreira Mendes, no Boa Esperança, Escola Atrativa ( Profª Diva Huguiney), no Jardim Aroeira, e Escola Liceu Cuiabano, no Centro e José de Mesquista, no Porto.

O programa consiste em levar vídeos e filmes até as escolas e após as apresentações uma rodada de debates com os alunos é promovida. Após isso um questionário é aplicado e dois alunos de cada colégio serão selecionados para serem Adecines do local. Os estudantes selecionados participarão de uma oficina de produção cultural e de cinema antes de implementar o programa nas escolas.

“Cada aluno passará a ser o responsável por levar, todas as semanas, filmes e vídeos para as escolas. Eles farão uma espécie de cineclubismo, difundindo o cinema que não é do gênero Blockbuster e aproximando a arte cinematográfica do cotidiano dos estudantes”, explicou o organizador do Festival de Cinema e Vídeo, Luiz Borges.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/307796/visualizar/