Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 05 de Abril de 2006 às 07:57

    Imprimir


A Secretaria Estadual de Saúde pretende imunizar cerca de 159 mil idosos durante campanha de vacinação contra a gripe, que acontece entre 24 de abril e 18 de maio.

De acordo com a gerente de Imunopreveníveis da Secretaria, Selma de Oliveira Marques, o Ministério da Saúde encaminhou para Mato Grosso 220 mil doses da vacina para serem distribuídas aos 141 municípios.

Para atender a população de idosos serão montados 1.300 postos de vacinação, e uma estrutura de apoio formada por 463 veículos e 3.826 servidores. O dia “D”, quando acontece maior mobilização para ida aos postos de vacinação, ocorrerá no último sábado deste mês, 29.

A campanha ainda envolverá parceiros como as secretarias municipais de Saúde e de Educação, associações de idosos, sociedades médicas e representantes de entidades civis.

Ano passado o estado superou a meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 70%. Segundo Selma Marques, em 2005, a cobertura vacinal foi de 93,39%.

A vacina contra gripe é de graça e não faz mal nenhum. A dose diminui o risco de outras doenças respiratórias agudas, como pneumonia, reduzindo também os riscos de internação e até de morte, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Saúde do Estado, Lourdes França Thomaz de Campos.

Outra informação considerada importante por Lourdes Campos é que a vacina não provoca gripe. Quando isso acontece é porque a pessoa já estava contaminada pelo vírus e não houve tempo suficiente para a ação da vacina, ou é apenas um resfriado.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/307923/visualizar/