Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 03 de Abril de 2006 às 18:55

    Imprimir


Especialistas em neurociência da Universidade de Genebra abriram uma nova via para a superação da toxicomania. Mediante um tratamento à base de remédios, pesquisadores acreditam que podem acabar com o vício em drogas, informou hoje a imprensa suíça.

Os resultados de uma pesquisa publicada no último número da revista "Nature Neuroscience" mostram a possibilidade de se neutralizar artificialmente os mecanismos do cérebro que incitam ao consumo dessas substâncias.

O estudo, comandado por Camilla Bellone e realizado com ratos de laboratório, descreve detalhadamente, pela primeira vez, as causas da dependência e as mudanças neuronais provocadas pela presença de cocaína no cérebro.

Christian Lüscher, co-autor do ensaio, disse que "a transformação duradoura nos circuitos neuronais desempenha um papel fundamental no fenômeno da dependência".

No entanto, essas conclusões ainda têm que ser comprovadas em humanos. Para isso, é necessário aprofundar o conhecimento desses mecanismos moleculares.

Segundo os especialistas, existe a esperança de que a difusão dessas observações leve a indústria farmacológica para um novo caminho.

A equipe, no entanto, lamenta que, por enquanto, "as companhias não pareçam interessadas, já que o mercado ligado à dependência às drogas é muito reduzido em relação aos gastos derivados das pesquisas".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308297/visualizar/