Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 03 de Abril de 2006 às 11:59
Por: Anderson Acendino

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Saúde Municipal de Cuiabá, promove o Curso de Plantas Medicinais Formação de Multiplicadores para implantação de 15 Farmácias Fitovivas na Rede Sus de Cuiabá. O curso com carga horária de 80 horas, beneficia a 80 pessoas e tem como objetivo formar profissionais, usuários e agentes comunitários de saúde para que eles possam ser multiplicadores das ações em suas unidades e comunidades.

De acordo com a supervisora e coordenadora do Curso de Plantas Medicinais, Isanete Geraldini Costa Bieski, o curso visa orientar, formar, sensibilizar e resgatar a cultura milenar quanto à utilização das plantas medicinais. “Nesse curso estamos explicando aos alunos as técnicas e a importância de identificação de plantas medicinais. Muitas plantas, têm nas suas propriedades princípios medicinais e outras substancias prejudiciais a saúde. Para utilização correta de ambas as plantas na manipulação dos seus princípios medicinais e para uso medicamentoso e necessário ter conhecimento, seriedade e cautela. Estaremos também fornecendo informações sobre a forma de preparo de chás, além da distribuição de mudas para cultivo”, disse ela.

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 80% da população mundial recorre às plantas medicinais para obter benefícios à saúde. No entanto, a coordenadora técnica do MT-Farma, Isanete Geraldini Costa Bieski, lembra que sua utilização deve ser feita de forma correta, em doses e horários definidos. "Como qualquer medicamento, as plantas também podem desencadear efeitos colaterais", destacou.

“O conhecimento mais profundo sobre as Plantas Medicinais e Aromáticas conforme o Programa Estadual de Fitoterápicos, Plantas Medicinais e Aromáticas - FITOPLAMA visa contemplar a cadeia produtiva que vai desde os conhecimentos referentes à preservação, conservação cultural e ambiental, até o cultivo e beneficiamento primário, assistência farmacêutica, por meio da utilização da flora mato-grossense e geração de renda”, disse Maria das Graças, Diretora Técnica do MT-FARMA.

FARMÁCIA FITOVIVAS - criado por meio do Decreto Lei N. 4188 de 27/07/2005, o projeto Piloto da Farmácia Fitoviva tem como objetivo resgatar o conhecimento tradicional sobre o tratamento através de plantas medicinais, alem de distribuir mudas das plantas aos usuários do SUS da área de abrangência em Cuiabá, que fica localizada na Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Ribeirão da Ponte.

De acordo com a médica generalista, Mônica Fonseca, “o PSF possui uma horta onde são cultivadas as espécies de plantas medicinais que já estão sendo receitadas à população. Em nossa Farmácia Fitoviva cultivamos cerca de cinqüenta espécies diferentes de plantas medicinais e as mudas são fornecidas pelos próprios moradores da comunidade que são atendidos no PSF”, disse a médica.

Segundo ainda a médica, quando o paciente realiza a consulta no PSF, dependendo do tipo de problema encontrado, é receitado além do medicamento tradicional a planta medicinal, que já é uma forma de resgate da cultura e aplicabilidade da Política Nacional de Praticas Integrativas e Complementares do SUS, aprovada em 15/12/2005, pelo Conselho Nacional de Saúde. “Lembramos que não são todas as doenças que devem ter substituídos os tratamentos tradicionais pelos fitoterápicos, contudo na maioria das vezes não se faz necessário a utilização de medicamentos químicos no tratamento, sendo apenas o uso de medicação fitoterapica”, ressaltou Mônica Fonseca.

O curso conta com a parecia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Programa Estadual Fitoplama, Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Agrícola e Extensão Rural (Empaer) e Prefeitura Municipal de Cuiabá.





Fonte: Assessoria Ses/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308412/visualizar/