Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 03 de Abril de 2006 às 08:24

    Imprimir


A região já teve sua importância reconhecida por meio de três atos declaratórios internacionais. O primeiro deles, ratificado em 1993, a incluiu entre as zonas úmidas de importância global, conforme critérios da convenção realizada em Ramsar, no Irã, em 1971.

Isso permitiu ao Brasil firmar uma declaração de “parques-parceiros” que, em 1997, estabeleceu laços de cooperação entre a unidade de conservação pantaneira e o Everglades National Park, nos EUA.

Em novembro de 2000, a UNESCO declarou o conjunto formado pela área da unidade e das RPPNs Acurizal, Dorochê e Penha como “Reserva do Patrimônio Mundial”. Uma escolha que levou em conta a presença de “fenômenos naturais e formações de excepcional beleza”, além de “habitats nos quais populações de espécies raras ou ameaçadas de extinção possam ainda sobreviver”.

Único direcionado ao Pantanal como um todo, o título de “Reserva da Biosfera Mundial” - também concedido pela Unesco em 2000 – propõe proteger a região por meio da ampliação da base de conhecimentos científicos e da implantação de instrumentos de conservação.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308550/visualizar/