Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 31 de Março de 2006 às 14:46
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


Na implementação da Política de Humanização em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde busca consultoria do Ministério da Saúde para somar esforços na melhor forma de implantar os projetos que o Ministério coloca a disposição, considerando a realidade do Estado na adoção deles.

Para efetivação desses serviços, será realizada entre os dias 06 e 07 de abril, no auditório da Escola de Saúde Pública, uma oficina para construção e efetivação da Política Estadual de Humanização. A oficina, que está sendo organizada pela Coordenadoria de Informação, Educação e Comunicação em Saúde por meio da Gerência de Humanização tem como objetivo elaborar estratégias e planos de ação para dar continuidade aos trabalhos que já vem sendo desenvolvidos. “Essa oficina irá servir como um ponto de partida para verificação do andamento dos trabalhos principalmente dos municípios do interior. Vale ressaltar a importância da participação desses gestores para que possamos elencar as dificuldades e estabelecer novas metas para 2006, sempre em busca da melhoria no atendimento aos usuários do Sus e do comprometimento desses servidores com o Sistema”, disse a Gerente de Humanização, Eneida Vandoni da Silva Pereira.

A Política de Humanização ao ser implementada implica num conjunto de mudanças que visa proporcionar maior conforto para o usuário, atendimento de acordo com o grau de risco, atenção mais efetiva pelos profissionais de saúde e menor tempo de permanência no hospital. “Em conseqüência, contribui para salvar um maior número de vidas, com a redução dos danos à saúde, além de assegurar a satisfação por parte da população com o atendimento recebido nos hospitais da rede pública, e também visa a mudança de conceito e comportamento por parte dos servidores públicos que atuam na área de saúde”, disse a gerente. “Isso é respeito ao direito de cidadania”.

Essa oficina terá a participação da Consultora do Ministério da Saúde, Maria Esther de Albuquerque Vilela, que irá fazer a explanação da atual situação da Política Nacional de Humanização e os principais pontos para efetivação dessa política. No segundo momento, a consultora irá fazer uma discussão interativa entre os gerentes e representantes dos escritórios regionais de saúde e unidades descentralizadas que já possuem os grupos de trabalho de humanização (Gth). “Esses grupos têm como meta a priorização do atendimento e a participação de todos no processo de melhoramento dos trabalhos realizados, oferecidos aos usuários do Sus, e melhoria das relações nos ambientes de trabalho, trabalhando sempre em equipe respeitando os limites, considerando as diferenças de cada um”, explicou a gerente. O evento terá início a partir das oito horas da manhã.

Mato Grosso já implantou projetos que fazem parte do contexto nacional da política de humanização. Institucionalizou o Grupo Saúde com Alegria “ Doutores Palhaços” que realizam atendimento nos hospitais públicos e filantrópicos de Cuiabá e Várzea Grande, como suavizadores do ambiente hospitalar com o remédio alegria. “O grupo”, disse Eneida Vandoni, “também trabalha com o corpo clínico de cada hospital e promovendo a integração, o envolvimento com a alegria, a disposição, e coragem para enfrentar a doença e tratamento, com dignidade e auto-estima, bem como manter a qualidade de vida do paciente.

Outros projetos que estão em andamento é o “Zelando do Cuidador” voltado especificamente para os servidores que tem como finalidade conscientizar essas pessoas sobre a importância dos trabalhos que são realizados dentro da Secretaria. Um outro trabalho é o “Bom Dia Flor do Dia”, que tem como enfoque as mulheres gestantes oferecendo um acolhimento diferenciado nesse momento tão especial.

As diretrizes gerais de implementação da Política Nacional de Humanização são: ampliação do diálogo entre profissionais da Saúde, implantação de grupos de trabalho de humanização, estimulação de práticas resolutivas, adequação dos serviços e viabilização da participação dos servidores nas unidades de saúde. Essa política abrange tanto a atenção básica de saúde como nas atenções especializadas e hospitalares.

HUMANIZAÇÃO - Por Humanização entende-se a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores. Os valores que norteiam esta política são a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a co-responsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários e a participação coletiva no processo de gestão.

Como conseqüência, com a implantação da Política Nacional de Humanização, as filas e o tempo de espera serão reduzidos, todos usuários do Sus conhecerão os profissionais e os serviços que são oferecidos e as unidades de Saúde garantirão as informações assim como educação permanente aos servidores.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/308656/visualizar/