Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 28 de Março de 2006 às 08:35
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Cerca de 2 mil alunos das escolas municipais de Várzea Grande aprendem em salas de aula como desenvolver a capacidade empreendedora. O objetivo é construir nos jovens competências para que na vida adulta consigam realizar os planos a partir da ação individual, sem esperar que alguém faça por eles.

O secretário Municipal de Educação, Elismar Bezerra, explica que o projeto Escola Empreendedora foi implantado para despertar nos estudantes a capacidade do empreendedorismo, seja para o trabalho coletivo ou individual, independente de ser funcionário ou empresário.

A principal diferença dessa pedagogia consiste em explicar ao jovem que muitas vezes correr riscos no mercado de trabalho é uma oportunidade de crescer profissionalmente. Bezerra ressalta ainda que é necessário romper com a idéia de que o aluno estudará por vários anos para virar empregado, fazendo com que os alunos contribuam para o desenvolvimento social de maneira geral.

O empreendedorismo é tratado em todas as disciplinas, cada uma abordando o que há de competência da área. Com essa metodologia, os alunos são incentivados pelos professores a constituírem uma empresas dentro da escola, assim colocando em prática o que aprendem no dia-a-dia.

A professora Catarina Arruda Cortez, que atua no projeto, diz que para chegar a abertura de empresas, os alunos passarão por todo um processo de desenvolvimento de habilidades que são requisitos, como fazer pesquisas, refletir as sobre necessidades, priorizar ações, entre outras habilidades.

Para estimular os estudantes, empresários de sucesso serão convidados regularmente a darem palestras nas instituições. A idéia é levar os alunos a refletirem sobre o assunto e entenderem que também são capazes de crescer no mercado.

Escola Empreendedora faz uso de material inédito. Os professores estão em processo de capacitação e são acompanhados constantemente para que os problemas sejam sanados e as dificuldades superadas. Bezerra diz que a equipe que coordena o projeto fará uma avaliação no final do ano letivo e ver os benefícios alcançados.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/309441/visualizar/