Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 24 de Março de 2006 às 15:41
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Secretaria de Estado da Saúde divulga, no site, cuidados que devem ser tomados pelos moradores dos municípios atingidos pela cheia dos rios em Mato Grosso. Nessa época do ano ocorrem situações em que as águas dos rios ultrapassam as margens, causando cheias que prejudicam principalmente os ribeirinhos. Para estes casos a Saúde do Estado desenvolveu um Plano de Contingência em Enchentes, que contém várias orientações para evitar contaminação.

As enchentes aumentam os riscos de contágio de doenças como a leptospirose, a hepatite e diarréias agudas. O sistema doméstico de armazenamento de água pode ser contaminado e, por isso, uma das primeiras providências deve ser a de desinfetar os reservatórios, mesmo quando não tenham sido atingidos diretamente pelas águas da enchente. O motivo é que a rede de distribuição pode apresentar vazamentos que permitem a entrada de água poluída, contaminando os reservatórios domésticos.

Para limpar e desinfetar reservatórios domésticos recomenda-se esvaziar completamente a caixa ou o tambor onde a água é guardada, retirando toda a sujeira com ajuda de panos, baldes e pás, e lavar o recipiente esfregando bem as paredes e o fundo. Após concluída a limpeza colocar um litro de água sanitária ( ou hipoclorito de Sódio diluído na proporção de 2,5%) para cada mil litros de água do reservatório. A seguir deve-se encher a caixa d' água. Aguardar 30 minutos, abrir o registro de saída da caixa por alguns segundos de modo que a tubulação fique cheia do líquido.

Atenção: não abra as torneiras de casa durante 30 minutos para a completa desinfecção tanto do reservatório como da tubulação.

Após o período de 30 minutos deve-se abrir todas as torneiras, esgotando-se a água. Se você não tem uma caixa de água ou um barril, faça o seguinte cálculo: para um balde de vinte litros deve-se usar quatro chícaras de café de água sanitária.

Em casos de enchentes todos devem permanecer o menor tempo possível em contato com as águas. Se isso for impossível, as mãos e os pés devem ser protegidos por botas e luvas ou improvisar proteção amarrando os pés e as mãos com sacos de plástico.

As lamas das enchentes têm alto poder infectante. Ela adere aos móveis, paredes e chão. Recomenda-se tirar essa lama, também com pés e mãos protegidos. O local deve ser lavado e desinfetado com água sanitária. Não se deve permitir que crianças brinquem nas águas das enchentes sob o perigo de ficarem seriamente doentes.

È muito importante, também, o cuidado com os alimentos pois, quando entram em contato com as águas das enchentes, podem ficar contaminados. Por isso deve-se manter os alimentos não perecíveis acondicionados em recipientes fechados, longe do alcance de roedores, insetos e outros animais. Lave sempre as mãos, com sabão e água limpa, antes de manipular os alimentos.

O site da Secretaria Estadual de Saúde é www.saúde.mt.gov.br.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/310200/visualizar/