Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 24 de Março de 2006 às 07:09

    Imprimir


Em um mês o Senar capacitará 1.500 produtores de Mato Grosso

Para 150 pecuaristas de Alta Floresta, Barra do Bugres, Guiratinga, Nova Xavantina e Vila Bela da Santíssima Trindade, o Enipec 2006 começa nesta segunda (27). Trata-se dos cursos do Enipec Gestão, que irão abordar o planejamento e redução de custos em propriedades rurais. Até o final de abril, 1.500 profissionais de 50 municípios de Mato Grosso terão tido acesso a conceitos e a instrumentos práticos de gestão para ajudá-los a organizar as contas e avaliar o resultado de todas as atividades da fazenda. As aulas serão ministradas por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) em parceria com os sindicatos rurais dos municípios.

Idealizados pelos organizadores do Enipec, os cursos são uma espécie de prévia do evento, que será realizado de 7 a 12 de maio em Cuiabá. É uma preparação de congressistas em potencial – produtores rurais, gerentes, administradores e técnicos – durante uma carga horária de 20 horas. Além de mostrar a importância dos conceitos de administração rural, os cursos também despertam no público a necessidade de aplicação de tais fundamentos. “O projeto tem também caráter motivacional. É preciso querer mudar a forma de gerir e, claro, saber que ferramentas estão disponíveis”, observa o gerente técnico do Senar – MT, Otávio Nogueira Borges.

Durante as aulas, o pecuarista conhece o software Planagri, desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O programa ajuda a organizar todas as atividades da fazenda, começando por um diagnóstico preciso e, por fim, avaliando a viabilidade econômica de cada uma delas.

O Planagri já está sendo utilizado há alguns anos em Santa Catarina. É moderno, de grande abrangência e de aplicação simples. Além das áreas de bovinocultura de corte, abrange setores tão diferenciados como leite, pescado, olerícolas, frutas, grãos e reflorestamento. Com o diagnóstico da propriedade – área total, área plantada e disponível, produção, produtividade, mão-de-obra etc – o software consegue apontar necessidades, por exemplo, de alocação de mão-de-obra ao longo do ano, quais as atividades estão sendo rentáveis e em que é aconselhável investir. Tudo com custos detalhadamente especificados.

O curso é dado a turmas de no máximo 30 alunos. Os alunos que cumprem a carga horária integral, de 20 horas, têm passaporte garantido para o Enipec, com direito à inscrição gratuita no evento.





Fonte: Da Assessoria Enipec

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/310346/visualizar/