Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 23 de Março de 2006 às 16:00
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


O Ministério da Educação receberá projetos de instituições de ensino superior para a formação de professores de escolas públicas até o dia 5 de maio. O edital do Programa de Incentivo à Formação Continuada de Professores do Ensino Médio já foi publicado no Diário Oficial da União.

A formação se dará em química, física, biologia, matemática, história, geografia e línguas portuguesa e espanhola – esta última, de oferta obrigatória para as escolas e facultativa aos alunos. As propostas serão analisadas sob os pontos de vista jurídico e pedagógico.

Segundo a diretora do Departamento de Política do Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Lúcia Helena Lodi, as matrículas do ensino médio aumentaram 7,5% nos últimos cinco anos. Ela considera o quadro desafiador e preocupante, pois não se trata apenas da abertura de vagas, mas da adequação de conteúdos e metodologias. "A preparação dos professores para enfrentar a realidade contemporânea passa pela formação continuada", disse Lúcia.

Língua Espanhola

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), a falta de professores em certas disciplinas, em especial de ciências da natureza, é uma situação vivenciada por quase todas as secretarias de Educação. Necessidade que se observa na oferta de língua espanhola pelas escolas de ensino médio. Dados da SEB mostram que, das 16.621 escolas públicas de ensino médio no Brasil, apenas 6.217 (37,4%) oferecem a opção.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/310451/visualizar/