Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 22 de Março de 2006 às 15:53

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde, retomou o atendimento odontológico de urgência. Para oferecer esse serviço, Cuiabá tem o plantão odontológico 24 horas implantado, atualmente, na Clínica Odontológica do Verdão, Clínica Odontológica do Coxipó e Policlínica do CPA I, com uma média de atendimento de três mil pessoas/mês.

De acordo com a Coordenadora do programa de Saúde Bucal do município, Rita Sinohara, o Serviço de Urgência Ambulatorial Odontológico 24 horas é considerado essencial, porque visa o atendimento exclusivo para os casos de dor dentária, sangramentos bucais, abcessos, traumas, e outros desconfortos.

Desse total de atendimento 65% ocorre no período diurno e 40% no noturno, em plantões que se iniciam das 07h00 às 19h00 e das 19h00 às 07h00. Embora, o plantão odontológico esteja distribuído em regionais, a urgência odontológica deve ser atendida em qualquer uma das unidades instaladas na capital.

Segundo a coordenadora, o sistema de atendimento 24 horas funciona de forma ininterrupta, com uma equipe de oito dentistas e cinco ou seis auxiliares, por plantão, conforme a legislação vigente.

“O atendimento odontológico de 24 horas é importante e essencial para sanar a dor, que incomoda muito e só pode ser resolvida com medicamentos e atenção específica na clínica”, disse o odontólogo Roberto Maia, ressaltando que além desse serviço, o usuário deve buscar no SUS a solução definitiva, com o tratamento completo.

Dona Josi de Arruda, uma usuária do SUS atendida no plantão odontológico 24 horas da Clínica do Verdão, informou que o atendimento é rápido e resolutivo. “Cheguei aqui, hoje, sentindo muita dor, com febre e o rosto até inchado. Mas graças a Deus, fui atendida na hora e já estou voltando pra casa”, disse dona Josi.

Em 2005, o programa de Saúde Bucal de Cuiabá, realizou mais de 300 mil procedimentos odontológicos, enquanto em 2004 foram 114 mil. “Temos a missão de garantir a saúde bucal da população de Cuiabá, através de ações de promoção, visando a qualidade de vida dos usuários”, disse o secretário Municipal de Saúde, Dr. Elias Nogueira Peres.





Fonte: Cuiabá-online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/310719/visualizar/