Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 20 de Março de 2006 às 14:15
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


Mato Grosso participa da 3ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que acontece em Brasília, durante os dias 27 a 30 de março. Nesta conferência serão apresentadas as propostas do Estado que diz respeito à gestão do trabalho em Saúde bem como as propostas de Educação na Saúde. “Planos de Carreiras, Cargos e Salários para o SUS, regulação do trabalho em Saúde, formalização e execução da Educação na Saúde, Graduação dos profissionais, residência e especialização na área de saúde são os temas mais polêmicos da Conferência”, destacou a superintendente de Desenvolvimento de Recurso Humanos da Secretaria de Estado de Saúde, Tânia Zulian Grosso.

Nessa conferência 16 delegados, entre eles técnicos da Secretaria de Estado de Saúde, representantes dos movimentos sindicais e da sociedade civil organizada e os usuários do Sus, vão defender as propostas de Mato Grosso que foram tiradas após amplo debate realizado nas plenárias da 1ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, realizada no Estado durante os dias 9 e 10 de março.

“As 59 propostas de Mato Grosso foram distribuídas em eixos principais, para melhor entendimento de nossas reivindicações”, explicou Tânia Zulian, que atuou como coordenadora geral da Conferencia Estadual. A primeira foi Agenda Estratégica e financiamento da gestão democrática e participativa no trabalho em saúde, a segunda abordou o tema da Negociação na gestão de trabalho e da Educação e Saúde do Trabalhador, e a terceira ordenou a discussão sobre o Controle Social na Gestão do Trabalho e na Educação na Saúde.

No documento, que já foi enviado à comissão organizadora da 3ª conferencia nacional, em Brasília, o Estado propõe que sejam debatidas propostas de realização de levantamento técnico da real necessidade de profissionais do SUS, por perfil, de acordo com a demanda, para garantia da qualidade dos serviços, de redimensionamento do Programa Saúde da Família como meio de subsidiar a reforma para desprecarização dos vínculos no trabalho do SUS.

A criação de mecanismo de permanência dos profissionais de saúde nas regiões, para interação contínua com a comunidade e a compreensão das diversas culturas, evitando a rotatividade e a padronização do conceito de profissional de saúde, de forma que englobe todos os perfis profissionais, independente do exercício da função na área meio ou fim foi citada, por Tânia Zulian, como esforço de proteção do trabalhador da Saúde e de melhoria de suas funções.

O Estado está propondo também, à plenária da 3ª Conferência Nacional em Gestão do Trabalho e da Saúde que seja assegurada a especialização de nível técnico em áreas estratégicas como saúde mental, saúde indígena, dependência química, atenção básica e saúde do trabalhador.

No eixo temático da Valorização, Humanização e Saúde do Trabalhador o Estado propõe que seja criada uma mesa de Negociação Permanente do Trabalho no SUS, em níveis regionais e estaduais, com assessorias para a criação do mesmo mecanismo nos municípios. “Mato Grosso sugeriu, ainda, a utilização do método de avaliação de desempenho circular, onde seja garantida a participação dos usuários do SUS, dos colegas de trabalho, das chefias imediatas e dos trabalhadores do SUS no processo avaliativo do trabalho como forma de tornar a avaliação mais efetiva e transparente”, lembrou Tânia Zullian.

A superintendente enfatizou que “algumas propostas apresentadas por Mato Grasso podem ter impacto nacional se forem aprovadas pelo plenário da 3ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O objetivo, porém, é o de fortalecimento do SUS no aprimoramento de seus instrumentos de gestão e Mato Grosso sente orgulho em participar desse processo”.

A 1ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho também escolheu os 16 delegados que representarão Mato Grosso na 3ª Conferencia Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em Brasília. São eles: Doracy Cândido de Souza, Nelson Luiz da Silva Torres, Alzita Leão Ormond Oliveira, Maria Cristina de Ávila, Juliana Bernardes Maldonado, Gilda Colman Soares, Adélio da Silva Junior, Sonia Maria de Souza, Mercedes Sant’Ana da Silva, Carlos Alberto Caetano, Maria Leodonia de Araújo Barros, Rosalina Teresinha da Silva, Marcos Aurélio da Cruz, Osmar Francisco de Souza, Márcia de Campos e Eulice Idalina de Almeida.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311359/visualizar/