Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 19 de Março de 2006 às 14:15

    Imprimir


A Universidade de Brasília (UNB) realiza hoje prova para preenchimento de vagas extras para índigenas. Mais de 1.100 índios vão concorrer a 10 vagas ofertadas por meio de um convênio entre a universidade e a Fundação Nacional do Índio (Funai). Ao todo, nove cidades vão sediar as provas: Belém (PA), Brasília, Manaus, Porto Seguro (BA), Campo Grande (MS), Recife, São Gabriel da Cachoeira (AM), Tabatinga (AM) e Boa Vista (RR).

Esta será a primeira vez que uma universidade federal oferece vagas extras para índios. Elas serão abertas para os cursos de áreas de maior interesse dos candidatos: ciências biológicas, nutrição, enfermagem e obstetrícia, medicina e farmácia.

A UNB oferecerá apoio psico-pedagógico aos novos universitários e a Funai irá custear a permanência, transporte, alimentação e apoio escolar de alunos que não moram em Brasília com bolsas de estudo no valor de R$ 900.

Os alunos indígenas que têm possibilidade de morar na capital federal vão ser beneficiados com bolsa para custeio de transporte, alimentação e apoio escolar no valor de R$ 260.

Segundo o decano de ensino de graduação da Universidade de Brasília, Murilo Camargo, "a vinda dos indígenas é importante para que possamos iniciar um processo de democratização do acesso à universidade".

A ação faz parte do Plano de Metas para a Integração Social, Étnica e Racial. As aulas começam no primeiro semestre de 2006 da UnB, dia 17 de abril.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311533/visualizar/