Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 17 de Março de 2006 às 10:55
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


Ribeirão Cascalheira, MT – Em 60 dias os 1.200 estudantes da única escola estadual de Ribeirão Cascalheira começam a estudar em uma escola-modelo. A Escola Estadual Ondino Rodrigues Lima, de 21 anos, passa por uma reforma geral, a qual custará ao Governo do Estado mais de R$ 500 mil.

Com a reforma, a escola receberá melhorias que vão proporcionar um melhor rendimento escolar dos alunos. A cobertura, que antes tinha cobertura de telha de fibrocimento, forro de madeira, iluminação inadequada, piso de baixa resistência e pouca ventilação, passa a contar com cobertura de telha de cerâmica, forro de PVC, luminárias fluorescentes, piso de granilite e melhor ventilação, com a instalação de quatro ventiladores em cada sala.

As portas das 14 salas de aula serão ampliadas para 90 cm e ganharão rampa de acesso para receber os alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE). A escola ainda ganhará dois conjuntos de banheiros novos cada um com quatro boxes, laboratório de informática, biblioteca e sala de vídeo.

“Essa escola está praticamente sendo reconstruída. Todo o material usado é de alto padrão. Está será mais uma escola modelo reformada no padrão de qualidade Blairo Maggi”, disse a secretária de Estado de Educação Ana Carla Muniz.

A secretária esteve na EE Coronel Ondino nesta quinta-feira para vistoriar a obra. “Viemos checar os critérios de reforma usados pela empreiteira. São nessas visitas que garantimos a boa aplicação dos recursos públicos”, acrescentou Ana Carla.

A aluna Ana Maria Alves Silva, que estuda há dez anos na escola, relata que nunca tinha visto uma reforma desse porte. “Antes vinham aqui e passavam uma tinta, agora estamos na expectativa para ver como ficará a reforma”, disse.

Já para Cleomar Ferreira Ostra, de 18 anos, que trabalha como pedreiro durante o dia e estuda a primeira etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) noturno, a reforma é um estímulo a mais para terminar os estudos. “A escola estava feia demais. Só com essas obras aqui eu já fico mais animado para vir à escola, imagine quando estiver pronto”, ressaltou.

Ano letivo

Para não prejudicar o ano letivo, os alunos da Coronel Ondino estão estudando no salão paroquial da Igreja e em salas cedidas por uma escola municipal durante o dia. Os alunos do período noturno estão tendo aula na própria escola. “A reforma está sendo por etapa, o que possibilita que os alunos adultos estudem aqui”, explicou o diretor da unidade, Manoel Porfírio.

O diretor destacou ainda a importância da visita da secretária Ana Carla. “Às vezes não temos como exigir da empreiteira que faça as adequações na planilha da obra, mas a secretária foi a nossa porta-voz”, disse o diretor, que solicitou alterações na parte administrativa da obra.

A visita foi acompanhada pela primeira-dama do município, Doralice Carvalho de Azevedo, pelos vereadores Altamira Nunes Vieira e Adejar Gonçalves, pela superintendente adjunta de Gestão Escolar, Débora Marques Villar; pelo superintendente adjunto da Rede Física, Hugo Szczypior, e por professores.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/311990/visualizar/