Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 16 de Março de 2006 às 06:55
Por: Anderson Acendino

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde Augustinho Moro, participa nesta quinta-feira (16.03) as 19:30h, no auditório da Escola de Saúde Pública (Esp), da solenidade de abertura do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola de Saúde Pública (ESP), que dará inicio aos cursos em Gestão de Sistemas Locais de Saúde e Auditoria de Sistemas de Saúde.

A solenidade marcará a nova etapa de capacitação profissional da Escola de Saúde Pública, uma vez que agora está autorizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) para realização e certificação de cursos de Pós-Graduação. Segundo o Diretor Geral, Amaury Ângelo Gonzaga, “o papel da Escola é capacitar profissionais para melhor realização dos trabalhos dentro do âmbito da saúde pública no Estado. Com essa certificação a Escola de Saúde Pública, tem mais autonomia e flexibilidade na realização dos cursos oferecidos”, disse ele.

De acordo com o diretor geral da Escola de Saúde Pública (Esp), foram oferecidas 80 vagas, sendo 40 vagas para o curso de Gestão de Sistemas de Saúde, voltadas para os segmentos da Saúde Estadual, Municipal e comunidade. E 40 vagas para o curso de Auditoria de Sistemas de Saúde, voltadas para o segmento da Secretaria Estadual de Saúde e Município.

O Curso de Especialização em Saúde Pública com ênfase na Gestão de Sistemas Locais de Saúde, é voltado para os servidores da Saúde Estadual e Municipal, com vagas destinadas para a comunidade. “Esse curso de Gestão em Sistemas Locais de Saúde, vem para atender a demanda de melhorar a forma de gestão do Sus, uma vez que através dessa capacitação os profissionais terão melhores condições de gerir a Saúde Pública no Estado”, ressaltou Amaury.

O curso de Auditoria de Sistemas de Saúde vem atender uma exigência do Sus que determina a estruturação de um sistema de auditoria no âmbito de cada esfera de governo. “Esse curso será mais voltado para capacitação e formação de novos auditores, já que a Ses possui em seu quadro uma Auditoria Geral do Sus. Com objetivo de garantir melhor qualificação dos trabalhos realizados pelos servidores eles irão receber essa capacitação, visando sempre melhorar o trabalho na Saúde”, explicou ele. Segundo Amaury, o curso também objetiva formar novos Auditores de Saúde, para atuarem no nível dos Escritórios Regionais de Saúde atendendo assim a grande parte dos processos relativos à auditoria nesse nível e na perspectiva de apoio aos municípios. Estão inclusos também profissionais dos municípios em gestão plena com população maior que cinqüenta mil habitantes.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/312439/visualizar/