Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 15 de Março de 2006 às 15:14
Por: Luciane Mildenberger

    Imprimir


Cerca de 500 famílias do Movimento dos Trabalhadores Acampados (MTA), com acampamentos na Serra de São Vicente, BR-364, proximidades da pousada Águas Quentes, receberam 260 filtros de água, doados pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). Os filtros foram entregues nesta quarta-feira (15.03), às famílias do acampamento denominado por eles de “Dom Ozório”.

Algumas semanas atrás, um grupo de líderes do movimento havia solicitado ao Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), os purificadores para melhorar a qualidade da água consumida nos barracos, diminuir as doenças ocasionadas pela contaminação do produto, como verminoses e diarréias que vêm atingindo algumas pessoas, principalmente as crianças e ainda ajudar na prevenção de outros casos como febre, cocerias, amebíase, hepatite, dengue e viroses.

Segundo os acampados, por falta de condições higiênicas e também devido à contaminação do lençol freático do único poço que abastece todo o acampamento, inúmeros casos de doenças surgiram. “Tá dando virose a gente não sabe o que é. Com esse clima, as bactérias contaminam a água”, disse Sueli Coutinho, que está há 4 meses acampada no local.

“Em acampamentos assim, um filtro no barraco ajuda muito”, ressaltou dona Maria Aparecida Rodrigues, que divide o seu barraco com outras 40 pessoas.

De acordo com o coordenador do MTA , Raildo Grimaldi da Silva, 54 anos, o acampamento tem mais de 280 crianças entre recém nascidos e em idade escolar, das quais, conforme Raildo, são as mais afetadas. “Tem muito barraquinhos em volta do poço e água acaba filtrando os dejetos. Os filtros já vêm amenizar um dos maiores problemas”, disse o coordenador, que aproveitou para agradecer o Governo pela atenção aos acampados da Serra de São Vicente.

“A gente sabe o quanto é difícil à situação de um acampamento com doenças. Um meio que o Intermat achou para ajudar essas pessoas, foi doar esses filtros para tentar minimizar o problema”, destacou a técnica do Intermat, Sandra Helena Martine.

O acampamento “Dom Ozório” tem cerca de 11 grupos de trabalhadores sem terra que revindicam do governo federal, via Incra, a desapropriação de áreas em vários pontos do Estado para serem transformadas em assentamentos rurais.





Fonte: Assessoria/Intermat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/312581/visualizar/